Sinduscon-DF apresenta balanço de ações de 2020

Lucas Junqueira

Na manhã de hoje (8), o Sinduscon-DF realizou a última Reunião de Diretoria no ano de 2020. Durante o encontro, foi apresentado o balanço das ações realizadas pela entidade.

O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, agradeceu a todas as diretorias pelo trabalho realizado e reforçou a importância da união entre estas. ‘Quero reforçar que a nossa luta é descentralizar ao máximo e dar a cada um de vocês toda a liberdade para realizar o trabalho devido. Conseguimos vencer este ano complicado pois todos se uniram e se ajudaram’, ressaltou.

Ao longo do ano, foram promovidos diversos eventos técnicos onlines com grande variedade temática. Dentre estes, pode-se destacar a criação do comitê de crise para enfrentamento ao coronavírus, que iniciou suas ações logo no início da pandemia; as campanhas Construindo Laços’ e ‘#MulheresNaConstrução’, bem como o projeto Integridade Sinduscon-DF, que trouxe transmissões ao vivo semanais sobre os mais diversos assuntos do universo da integridade.

Comitê de crise

Para acompanhar os impactos da Covid-19 no setor da construção civil do DF, o sindicato criou o comitê de crise, com o objetivo de amenizar efeitos sobre a economia local e instruir o empresário do setor sobre protocolos de segurança para canteiros de obras e escritórios.

Dentre as ações de destaque do comitê estão: o lançamento de cartilhas orientativas; a parceria com o Sesi-DF para testagens rápidas da Covid-19 em trabalhadores da indústria; assinatura do termo aditivo à Convenção Coletiva junto ao Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe); campanhas de arrecadação para compra de insumos de enfrentamento à doença, além de transmissões ao vivo ligadas a temática. A construção civil foi referência nos protocolos de segurança adotados, sendo considerada atividade essencial no DF.

Construindo Laços

Lançada em abril, a campanha ‘’Construindo Laços’’ teve como objetivo unir a construção civil, Brasília, cultura, e, em tempos de Covid, a saúde. No primeiro período, foram realizados eventos com profissionais dos campos urbanísticos e artísticos sobre o passado, presente e futuro da capital, na perspectiva da construção, arquitetura e cultura; o trabalho na construção civil de Brasília de 1960 a 2030 e a perspectiva de testagens e vacinas contra a Covid-19, com presença da co-fundadora do Sabin, Janete Vaz.

No mês de outubro, a campanha foi retomada com eventos técnicos para divulgação de empresas com sistemas construtivos diferenciados e que trazem inovações para o setor da construção civil, como a BubbleDeck Brasil e a InovaHouse3D.

Mulheres na construção

O fomento da presença feminina no setor da construção civil foi um dos pontos de destaque do Sinduscon-DF em 2020. Em outubro, foi oficializado o convênio com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal para promover ações com foco na inserção da mulher no setor.

E durante o mês de prevenção e conscientização ao câncer de mama, o Outubro Rosa, foi criada a campanha ‘#MulheresNaConstrução’, que apresentou histórias inspiradoras sobre mulheres que atuam no setor, com relato de quem vivenciou a luta contra a doença, e curiosidades sobre personagens importantes para a inserção feminina na construção civil. A campanha foi finalizada com vídeo das diretoras da casa.

Após a apresentação do balanço do ano, em ritmo de celebração, os participantes agradeceram a diretoria do Sinduscon-DF pelo trabalho realizado. Maurício Valle, diretor da M.Valle Construções, empresa associada ao sindicato há mais de 40 anos, ressaltou pontos positivos trazidos aos associados. ‘Acho que as lives e reuniões virtuais nos trouxeram um canal muito próximo com a diretoria e nós vemos quantas coisas foram realizadas durante este ano complicado. Gratidão por tudo que foi feito’, enfatizou. O presidente da Ademi DF, Eduardo Aroeira, esteve presente na reunião.

Clique aqui e acesse o documento com todas as ações do Sinduscon-DF em 2020.

Expediente

Apesar do encerramento das Reuniões de Diretoria neste ano, o Sinduscon-DF continuará em pleno funcionamento, sem intervalo ou recesso coletivo, de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (61) 3234-8310, pelo portal ou por meio das redes sociais da entidade (Instagram, Facebook e Twitter).