"Extrema importância", diz vice-presidente do Sinduscon-DF sobre novo manual do BIM

Tecnologia permite criação, utilização, atualização e compartilhamento de modelos digitais de construções

Comunicação Sinduscon-DF*

A vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e diretora de Materiais, Tecnologia e Produtividade da entidade, Cândida Maciel, disse que será "de extrema importância para o setor" o novo Manual de Metodologia do BIM  (Building Information Modeling) aplicada a projeto de Retrofit. O lançamento do livro será, nesta quinta-feira (2/5), a partir das 8 horas, no auditório da Faculdade de Arquitetura de Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília (UnB).

"O uso da metodologia BIM em novas edificações já está consolidado no mercado, porém, este livro traz uma nova perspectiva para sua aplicação em projetos de retrofit, tornando-o de extrema importância para a indústria da construção civil", afirmou Cândida. O Retrofit é um processo que tem por objetivo restaurar prédios antigos de forma a preservar a arquitetura original e também adequá-los à legislação vigente.

A iniciativa do manual surgiu a partir do ProBIM-PISAC, um espaço dentro da Plataforma de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (PISAC) no Parque de Ciência e Tecnologia da UnB, cujo objetivo é difundir a metodologia BIM.

> Lula assina decreto sobre estratégia do BIM, crucial para modernizar construção

> Inovação e cidades inteligentes são debatidas no 3º BIM Construir Brasília

O manual é resultado de uma contribuição e validação realizada entre profissionais da construção civil, engenheiros, arquitetos, empresas de levantamentos de dados e estudantes de áreas correlatas e corpo docente da UnB e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A parceria também contempla associações, fóruns, secretarias e instituições regulatórias.

METODOLOGIA BIM

A tecnologia BIM permite a criação, utilização, atualização e compartilhamento de modelos digitais de construções, promovendo a colaboração entre todos os participantes do empreendimento. Essa abordagem inovadora impulsiona a transparência e a segurança das informações, além de gerar impactos positivos tangíveis nas obras.

A metodologia BIM se baseia em três dimensões fundamentais: tecnologia, pessoas e processos. A tecnologia envolve a infraestrutura necessária para a operação. As pessoas são os profissionais envolvidos no processo BIM. O procedimento abrange os novos processos internos já adotados e também os interempresariais gerados pela implantação do BIM.

> Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

> Siga o perfil do Sinduscon-DF no Instagram

Estas três dimensões fundamentais são vinculadas entre si por procedimentos, normas e boas práticas. Esse conjunto de documentos regula e consolida os processos e as políticas de pessoal, práticas comerciais e uso e operação da infraestrutura tecnológica.

*Com informações da UnB

Enviar mensagem no WhatsApp