Indicadores

Calculate Shipping

O CUB-DF/m² (R8-N) apresentou o valor de R$ 2.031,47 em fevereiro de 2024. Este número representa uma variação de 0.26% em relação ao mês anterior, janeiro, que registrou o valor de R$ 2.026,14.

Os dados foram divulgados no dia 05 de março de 2024 pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF). Vale ressaltar que, para calcular o valor real do metro quadrado de uma obra, além do CUB-DF/m², é necessário considerar os demais custos adicionais, como projetos, fundações, elevadores, instalações de ar-condicionado, impostos, taxas, entre outros.

Para obter este resultado mensal, o CUB-DF/m² inclui a avaliação de um grupo de materiais com 25 itens, além de mão de obra de servente e pedreiro; despesas administrativas referentes ao salário mais encargos sociais pagos ao engenheiro; e equipamento, representado pelo aluguel de betoneira.

CUB Desonerado

O valor do CUB-DF/m² Desonerado (R8-N) referente ao mês de fevereiro, apresentou uma variação de 0,28 % em relação ao mês anterior, passando o seu valor para R$ 1.912,15. No mês de janeiro, o índice registrou R$ 1.906,82. A metodologia usada no CUB-DF/m² Desonerado é a mesma do CUB-DF/m², com a ressalva de que o Desonerado não considera a incidência dos 20% referentes à Previdência Social.

Neste cálculo, o Sinduscon-DF apenas altera os valores referentes aos encargos previdenciários e trabalhistas, devido à desoneração, enquanto os benefícios só poderão sofrer alterações após Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), se esta alterar os valores dos benefícios. O R8-N refere-se à Residência Multifamiliar, padrão normal. Confira abaixo os demais projetos-padrões do mês:

CUB NORMAL FEVEREIRO 2024

CUB DESONERADO FEVEREIRO 2024