Indicadores

Calculate Shipping

O CUB-DF/m² (R8-N) apresentou o valor de R$ R$ 2.026,14 em janeiro de 2024. Este número representa uma variação negativa de 1,15% em relação ao mês anterior, dezembro, que registrou o valor de R$ R$ 2.049,70.

Os dados foram divulgados no dia 05 de fevereiro de 2024 pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF). Vale ressaltar que, para calcular o valor real do metro quadrado de uma obra, além do CUB-DF/m², é necessário considerar os demais custos adicionais, como projetos, fundações, elevadores, instalações de ar-condicionado, impostos, taxas, entre outros.

Para obter este resultado mensal, o CUB-DF/m² inclui a avaliação de um grupo de materiais com 25 itens, além de mão de obra de servente e pedreiro; despesas administrativas referentes ao salário mais encargos sociais pagos ao engenheiro; e equipamento, representado pelo aluguel de betoneira.

CUB Desonerado

O valor do CUB-DF/m² Desonerado (R8-N) referente ao mês de janeiro, apresentou uma variação negativa de 1,22 % em relação ao mês anterior, passando o seu valor para R$  1.906,82. No mês de dezembro, o índice registrou R$ 1.930,38. A metodologia usada no CUB-DF/m² Desonerado é a mesma do CUB-DF/m², com a ressalva de que o Desonerado não considera a incidência dos 20% referentes à Previdência Social.

É importante observar que, neste cálculo, o Sinduscon-DF apenas altera os valores referentes aos encargos previdenciários e trabalhistas, devido à desoneração, enquanto os benefícios só poderão sofrer alterações após Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), se esta alterar os valores dos benefícios. O R8-N refere-se à Residência Multifamiliar, padrão normal. Confira abaixo os demais projetos-padrões do mês:

CUB NORMAL

CUB DESONERADO