Indicadores

Calculate Shipping

O CUB-DF/m² (R8-N) apresentou o valor de R$ 1.723,19 em agosto. O número representa uma variação positiva de 3,09% em relação ao mês de julho, que registrou o valor de R$ 1.671,57.

Os dados foram divulgados no dia 2 de setembro pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF). Vale ressaltar que, para se ter o valor real do metro quadrado de uma obra, além do CUB-DF/m², deve-se considerar os demais custos adicionais, como, por exemplo: projetos, fundações, elevadores, instalações de ar-condicionado, impostos, taxas, entre outros.

Para obter este resultado mensal, o CUB-DF/m² inclui a avaliação de um grupo de materiais com 25 itens, além de mão de obra de servente e pedreiro; despesas administrativas referentes ao salário mais encargos sociais pagos ao engenheiro; e equipamento, representado pelo aluguel de betoneira.

CUB Desonerado

O valor do CUB-DF/m² Desonerado (R8-N), referente ao mês de agosto, apresentou uma variação positiva de 3,26% em relação ao mês anterior, passando o seu valor para R$ 1.634,15. No mês de julho, o índice registrou R$ 1.582,53. A metodologia usada no CUB-DF/m² Desonerado é a mesma do CUB-DF/m², com a ressalva de que o Desonerado não considera a incidência dos 20% referentes à Previdência Social.

É importante observar que, neste cálculo, o Sinduscon-DF apenas altera os valores referentes aos encargos previdenciários e trabalhistas, devido à desoneração, enquanto os benefícios só poderão sofrer alterações após Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), se esta alterar os valores dos benefícios.

O R8-N refere-se à Residência Multifamiliar, padrão normal. Confira abaixo os demais projetos-padrão do mês:

TABELA CUB

TABELA CUB DESONERADO