Indicadores

Calculate Shipping

O CUB-DF/m2 (R8-N) apresentou o valor de R$ 1.546,21 em março. O número representa uma variação positiva de 2,60% em relação ao mês de fevereiro, que registrou o valor de R$1.507,05.

Os dados foram divulgados no dia 5 de abril pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF). Vale ressaltar que, para se ter o valor real do metro quadrado de uma obra, além do CUB-DF/m2, deve-se considerar os demais custos adicionais, como, por exemplo: projetos, fundações, elevadores, instalações de ar-condicionado, impostos, taxas, entre outros.

Para obter este resultado mensam, o CUB-DF/m2 inclui a avaliação de um grupo de materiais de 25 itens, além de mão de obra de servente e pedreiro; despesas administrativas referentes ao salário mais encargos sociais pagos ao engenheiro; e equipamento, representado pelo aluguel da betoneira.

CUB DESONERADO

O valor do CUB-DF/m2 Desonerado (R8-N), referente ao mês de março, apresentou uma variação positiva de 2,76% em relação ao mês anterior, passando o seu valor para R$ 1.460,45. No mês de fevereiro, o índice registrou R$ 1.421,29. A metodologia usado no CUB-DF/m2 Desonerado é a mesma do CUB-DF/m2 com a ressalva de que o Desonerado não considera a incidência dos 20% referentes à Previdência Social.

É importante observar que, neste cálculo, o Sinduscon-DF apenas altera os valores referentes aos encargos previdenciários e trabalhistas, devido à desonaração, enquanto os benefícios só poderão sofrer alterações após Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), se esta alterar os valores dos benefícios.

O R8-N refere-se à Residência Multifamiliar, padrão normal. Confirma abaixo os demais projetos-padrão do mês:

Tabela CUB

Tabela CUB Desonerado