Lula assina decreto sobre estratégia do BIM, crucial para modernizar construção

Sinduscon-DF destaca medida como passo importante para o setor

Comunicação Sinduscon-DF*

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (22/1), o Decreto Nova Estratégia BIM BR, com foco na promoção da tecnologia Building Information Modeling no Brasil. Na avaliação do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), a assinatura representa um passo importante para o setor.

> Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

> Siga o perfil do Sinduscon-DF no Instagram

A tecnologia BIM permite a criação, utilização, atualização e compartilhamento de modelos digitais de construções, promovendo a colaboração entre todos os participantes do empreendimento. Essa abordagem inovadora impulsiona a transparência e a segurança das informações, além de gerar impactos positivos tangíveis nas obras.

Ex-presidente do Sinduscon-DF e vice-presidente da área de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Dyonizio Klavdianos disse que o decreto representa um marco significativo, revigorando o interesse na implementação do BIM no país.

Em 2018, o então presidente Michel Temer já havia assinado a lei que estabelecia a adoção do BIM em obras públicas, com datas específicas para implementação gradual. “Passados mais de 5 anos, a Cbic vê com bons olhos a retomada do interesse nesta importante inovação que contribuirá e muito em termos de transparência e segurança de informações”, destacou.

Segundo Klavdianos, a implementação do BIM nas obras contribuirá para a elevação do patamar tecnológico do setor e poderá gerar benefícios substanciais em termos de produtividade, qualidade e desempenho. “Quando utilizada nas obras propriamente ditas, acarretará em aumento da produtividade, melhoria da qualidade e desempenho, e elevação do patamar tecnológico”, disse.

Além disso, a utilização do BIM é crucial para a modernização do setor da construção, alinhando o Brasil com as melhores práticas internacionais.

*Com informações da Cbic