Bairro Noroeste: Fim de ocupação ilegal vai gerar benefícios para moradores de Brasília

Ação de desocupação de Área de Relevante Interesse Ecológico, no Noroeste, em Brasília | Fotos: Divulgação

Sinduscon-DF apoia ação do GDF na nova fase de remoção de famílias em bairro

Comunicação Sinduscon-DF

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Adalberto Valadão Júnior, defendeu nesta sexta-feira (9/2) a nova fase de operação de remoção da ocupação ilegal em uma área no bairro Noroeste, em Brasília, realizada pelo governo local. “Vai trazer inúmeros benefícios para a cidade”, disse, ressaltando o aumento da qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente, como reflexo da execução do planejamento urbano.

O secretário do Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires de Araújo, anunciou a operação, na última terça-feira (6/2), durante reunião da diretoria da entidade. Um dia antes, a Procuradoria Geral do DF (PGDF) apresentou pedido de desocupação à 1ª Vara de Infância e Juventude (VIJ). Em novembro de 2023, a Justiça mandou suspender a operação que havia começado dias antes por entender que, na época, havia risco no desalojamento de crianças e adolescentes, com consequente impacto nos estudos delas.

> Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

> Siga o perfil do Sinduscon-DF no Instagram

Com o início da retomada da operação e apoio da Associação de Moradores do Noroeste (AmoNoroeste), o presidente do Sinduscon-DF destacou que a desocupação representa “um passo largo e importante rumo a uma cidade com mais planejamento urbano”. “Essa remoção vai evitar que mais uma cidade ilegal se consolide, quando, na verdade, não deveria nem ter se iniciado”, disse.

De acordo com Valadão Júnior, a execução do planejamento urbano vai garantir mais qualidade de vida à população. “Não só para os moradores do Noroeste, mas, também, principalmente, para os próprios ocupantes dessa invasão”, afirmou.

O presidente do Sinduscon-DF ressaltou que os ocupantes da área terão um lugar mais adequado para poderem trabalhar com a coleta seletiva do lixo. “Aqueles que ainda não têm residência vão ter endereçado esse problema de uma forma mais ágil pelo GDF, que já fez esse compromisso”, asseverou.

> Setor produtivo defende volta de operação para acabar com ocupação ilegal

> Empresas e moradores alertam MPDFT sobre crimes ambientais em ocupação ilegal

> Imagens aéreas mostram como invasões se proliferam em área nobre do DF

> Ocupações irregulares: Sinduscon-DF se reúne com Segurança Pública para cobrar ações de combate

Depois da desocupação, segundo o porta-voz do sindicato, a área verde do bairro Noroeste também sentirá “um alívio”, já que, conforme acrescentou, “o meio ambiente daquele local vinha sendo depredado”.

“Esperamos que essas operações se repitam em cada um dos locais do Distrito Federal onde houver ocupação ilegal. Só assim teremos uma cidade melhor, com mais qualidade de vida e mais respeito a todos os habitantes daqui. É isso que o Sinduscon espera e é para isso que nós trabalhamos”.

O DF Legal informou que, depois da limpeza, a área de proteção ambiental será cercada e monitorada para evitar mais invasões. A área tem um terreno que é da Polícia Militar e outro que é da Companhia Energética de Brasília (CEB).