Imagens aéreas mostram como invasões se proliferam em área nobre do DF

Jonatas Martins/Metrópoles

Imagens aéreas mostram o crescimento de ocupações irregulares em uma invasão na região do Noroeste, área nobre do Distrito Federal. De acordo com moradores e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), as moradias em situação precária estão avançando de forma desenfreada no local, inclusive em parte de um território de povos indígenas.

> Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

O presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior, explica que as ocupações provocam problemas e impactos na qualidade de vida da população. Ele se manifestou sobre o assunto durante reunião de diretoria da instituição com o secretário de Segurança Pública do DF (SSP-DF), Sandro Torres Avelar, na sede da entidade.

“Pedimos que secretaria trabalhe da forma mais eficaz possível para combater essa prática prejudicial. Nossa cidade não pode ser invadida por ocupações ilegais, que provocam inúmeras consequências, desde impactos ambientais a aumento de problemas de segurança pública. Também é importante que haja sensibilidade do poder público para atender as pessoas neste tipo de vulnerabilidade social”, afirmou.

O secretário demonstrou sensibilidade com a situação. “A ocupação irregular é realmente um problema cultural que estamos tentando combater. No caso do Setor Noroeste, por exemplo, estamos preparados para cooperar”, ressaltou.

O vice-presidente administrativo-financeiro do sindicato, Ruyther Thuin, destacou que a prática de ocupação em situação irregular precisa ser combatida. “Hoje, vemos os espaços públicos no Distrito Federal sendo ocupados de forma bastante predatória, o que é um problema muito grande. Se esses espaços fossem ocupados de forma ordenada, seria uma solução para essa triste realidade”, disse.