Índice de Confiança do Empresário Industrial acumula alta de 1,4 ponto nos primeiros três meses do ano

Assessoria de Comunicação da Cbic

Dados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado nesta quarta-feira (16/03), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou crescimento de 0,3 ponto em março frente a fevereiro e atingiu 37,4 pontos, acumulando crescimento de 1,4 ponto no primeiro trimestre. Apesar disso, segundo a CNI, o pessimismo dos empresários continua elevado. O Icei varia de zero a cem. Valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança do empresário.

De acordo com o levantamento, desde outubro de 2015, quando mostrou os primeiros sinais de melhora, o Icei cresceu 2,4 pontos. Mesmo com esse crescimento moderado, o indicador está 12,6 pontos abaixo da linha dos 50 pontos. “Mantido esse ritmo, o Icei levaria 26 meses para superar os 50 pontos, ou seja, mais de dois anos para os empresários voltarem a mostrar confiança”, destaca o documento.

O índice de confiança das grandes empresas, que estava puxando a alta no índice nos últimos meses, ficou estável em 38,4 pontos. Conforme a CNI, isso pode pôr em risco a recuperação do Icei nos próximos meses. O indicador das médias empresas foi de 35,8 pontos, em fevereiro, para 36,5 pontos, em março. Já o das pequenas empresas subiu de 35,5 pontos para 36,1 pontos no período. Entre os segmentos industriais, a indústria da construção continua com o pessimismo mais elevado – 35,6 pontos.

A pesquisa foi realizada junto a 2.984 empresas, entre os dias 1º e 10 de março. Dessas, 1.206 são pequenas, 1.104 são médias e 674 são de grande porte.

Enviar mensagem no WhatsApp