Green Building Council Brasil oferece curso no Sinduscon-GO

Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-GO

O instituto Green Building Council Brasil realiza, em parceria com o Sinduscon-GO, o curso “Como se tornar um Leed GA (Green Associate), nos dias 1 e 2 de abril, das 8 às 17 horas, na sede do sindicato, no Setor Oeste, em Goiânia. A instrutora será a arquiteta Luiza Junqueira (Leed AP BD+C). Trata-se do primeiro curso do GBC Brasil em Goiânia, com parceria do Sinduscon-GO.

O curso tem o objetivo de familiarizar candidatos com as informações necessárias para a realização do exame Leed Green Associate, contribuindo para a preparação individual de profissionais interessados em compreender os princípios da construção sustentável ou em busca do desenvolvimento de uma nova carreira. Durante o treinamento serão apresentados estudos de caso junto com as estratégias de certificação adotadas por meio de um diálogo simples e de fácil compreensão. Dessa forma, o profissional Leed GA (Green Associate) será capacitado para lidar com os conceitos, estratégias, técnicas e tecnologias relacionadas à construção sustentável, referenciados na certificação e estará habilitado a trabalhar, com propriedade, com a certificação Leed.

O profissional que possui uma certificação é reconhecido pelo mercado como um profissional que tem conhecimento em construção sustentável – isso significa um conhecimento abrangente e holístico, nas diversas áreas contempladas pela construção sustentável, como o uso do solo e a gestão dos espaços urbanos, os recursos hídricos, eficiência energética, materiais, conforto, entre outras. Vale ressaltar que não necessariamente ele conhece a fundo todas essas áreas, mas ele é capaz de compreender as particularidades de cada uma e atuar como interlocutor entre todos os envolvidos, compreendendo as divergências e propondo sinergias através do uso da lógica e criatividade para o resultado de um edifício mais eficiente para aqueles que o possuem e utilizam.

A presença de um profissional Leed GA garante à empresa a convicção de oferecer um serviço diferenciado e de qualidade e, ao cliente, assegura que o processo de construção é conduzido seguindo-se preceitos de sustentabilidade. Para construtoras, os profissionais Leed GA geram benefícios qualitativos e quantitativos. Os ganhos estão presentes desde a concepção do projeto, com a avaliação adequada do local de implantação dos empreendimentos; planejamento de todas as etapas da construção de forma a reduzir os danos ao ambiente e a população envolvida antes, durante e após a edificação; avaliação do ciclo de vida do edifício e compatibilização dos recursos e materiais utilizados.

Green Building Council e a sustentabilidade

Uma construção sustentável (Green Building) é a edificação ou espaço construído que teve em sua concepção, construção e operação o uso de conceitos e procedimentos reconhecidos de sustentabilidade ambiental, proporcionando benefícios econômicos e socioambientais. Atualmente existem vários sistemas de avaliação dos impactos ambientais de edifícios, conhecidos como ferramentas de certificação ambiental. Entre estes, a ferramenta Leed tem sido a mais utilizada e aceita mundialmente.

Consolidado no Brasil desde 2007, o Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), por meio do seu sistema de classificação, indica que um empreendimento foi construído respeitando-se uma série de normas e medidas de caráter socioambiental, que levam em conta o usuário final, os trabalhadores da construção e o respeito à comunidade do entorno, além de avaliar as especificidades dos materiais e tecnologias empregadas durante as obras.

O GBC Brasil é uma ONG que faz parte de um movimento mundial com o World Green Building Council e mais de 100 GBCs. No Brasil, fomenta a indústria da construção sustentável, disseminando os conceitos de green building, certificação internacional Leed, além de capacitar profissionais. Em 2015 realizou cerca de 40 cursos, com 98% de satisfação, capacitando cerca de 680 profissionais, envolvidos nos mais de 1.050 projetos em busca da certificação Leed.

Inscrições pelo site www.sinduscongoias.com.br.

Informações: (62) 3095-5189 ou e-mail: fernanda@sinduscongoias.com.br.

Investimento:

R$ 660,00 para membros do GBC Brasil e Associados ao Sinduscon-GO;
R$ 825,00 para não membros do GBC Brasil e demais interessados.

Enviar mensagem no WhatsApp