Setor da construção apresenta queda no nível de emprego em janeiro - Cbic

Assessoria de Comunicação da Cbic

Dados da pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), o setor da construção registrou queda de 0,10% no nível de emprego, em relação a dezembro de 2015, com o fechamento de 2,8 mil postos de trabalho no País, considerando os efeitos sazonais. Desconsiderando esses efeitos, o número de vagas fechadas em dezembro foi de 32,1 mil (-1,08%).

Para o presidente do Sinduscon-SP, José Romeu Ferraz Neto, a redução do nível de emprego em janeiro, pelo segundo ano consecutivo, mês que normalmente é de contratações na indústria da construção, depois da queda sazonal que costuma ocorrer nos meses de novembro e dezembro, é preocupante e reforça a necessidade de maior rapidez na adoção de medidas de estímulo à construção, tais como: novas concessões e parcerias público-privadas federais, estaduais e municipais que sejam realmente atrativas aos investidores nacionais e estrangeiros; desburocratização na aprovação de projetos e financiamentos; e incentivos à industrialização de obras”. De acordo com a pesquisa, preparação de terrenos teve a maior retração (-1,08%) em janeiro em comparação a dezembro, seguido pelo de infraestrutura (-0,90%). No acumulado do ano, contra o mesmo período do ano anterior, o segmento imobiliário apresentou a maior queda (-17,61%). Os piores resultados foram observados nas regiões Norte (-1,89%) e Nordeste (-0,69%).