Brasil e Alemanha buscam parceria para centro de energia solar - Cbic

Assessoria de Comunicação da Cbic

Dando sequência à parceria iniciada em 2014, quando missão empresarial alemã do estado de Baden-Württemberg visitou a Bahia em busca de oportunidades de investimentos no setor de energia do Brasil, como a criação de um centro de energia solar, missão brasileira esteve esta semana na Alemanha, de 18 a 20 de janeiro, para conhecer um pouco mais da experiência internacional sobre energia solar e tratamento de resíduos.

A Alemanha tem batido recordes mundiais de produção de energia solar e no momento está atrás apenas da China. Em 2014, por exemplo, a capacidade era de 38,24 gigawatts de eletricidade usando apenas a luz do sol. De acordo com a agência federal Fraunhofer ISE, a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica alemã naquele ano era 40 gigawatts. “É quase uma Itaipu, por ano, só como resultado da energia gerada nos tetos das casas”, ressalta o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CMA/Cbic), Nilson Sarti, que participou da delegação que compôs a missão empresarial Brasil/Alemanha. Itaipu gerou 87,79 gigawatts no mencionado ano. Já a capacidade instalada em energia fotovoltaica na China em 2014, segundo a Associação da Indústria Fotovoltaica daquele país, era de 43 gigawatts. Outro bom exemplo alemão que merece ser seguido é o da cidade de Heidelberg, considerada modelo europeu em sustentabilidade.

O distrito contempla o Campus Universitário de Bahnstadt, um dos maiores projetos de desenvolvimento urbano da Europa, baseado inteiramente em rígidos critérios de construção sustentável. Antes degradada, a área com 116 hectares está sendo reabilitada e depois de pronta promete ser a maior região residencial do tipo de habitação passiva do mundo, ou seja, capaz de gerar toda a energia consumida, em função da inovadora metodologia utilizada em sua construção. O bairro recém-criado contempla uma grande variedade de propósitos. Abriga pessoas que vivem e trabalham com pesquisas científicas. O projeto conta com a construção de SkyLabs (laboratórios espaciais), compostos por escritórios e laboratórios para empresas científicas de alta tecnologia, além de moradias, unidades comerciais, enfermarias, escola de ensino fundamental, creches, áreas de recreação, espaços verdes, ciclovia e cinema, e atualmente é o maior empregador de Heidelberg.

A agenda da missão contemplou reuniões com clusters de empresas de energia solar, visita a institutos de engenharia, campus universitário e jantar com empresários sem fronteiras, que investem mundialmente na área de energia e resíduos. “A Alemanha é um dos países mais adiantados no que se refere a energia solar, principalmente energia em teto, que tem tudo a ver com a indústria imobiliária”, destaca Sarti ao mencionar a importância da missão em trazer novas experiências para o Brasil. A visita ao Instituto Fraunhofer de Engenharia Industrial (Fraunhofer IAO), em Stuttgart, responsável pela condução de projetos de pesquisa e consultoria nas áreas de fatores humanos e gestão de tecnologia, especialmente na de energia solar, é destacada por Sarti como muito enriquecedora, por que reforça a meta do setor da construção brasileiro na área de energia solar na COP-21 (21ª Conferência das Partes) da Convenção do Clima das Nações Unidas, realizada em dezembro de 2015, na França. A meta é estimular no País o uso da energia renovável (distribuída) nos tetos das residências para zerar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) nas unidades habitacionais.

A CMA/Cbic defende que o setor tem que trabalhar a eficiência energética no que se refere à energia renovável. “Na Alemanha, a maior parte de energia renovável advém dos tetos”, diz. A missão também visitou o Instituto de Engenharia Sanitária, Gerenciamento da Qualidade de Água e de Resíduos (ISWA) da faculdade de Ciências da Construção e Engenharia Ambiental da Universidade de Stuttgart. Na ocasião, a delegação teve a oportunidade de conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto da Universidade, única da Europa para fins de ensino e pesquisa. Atuam no instituto, de forma interdisciplinar, peritos de diversas áreas da Engenharia e Ciências Naturais, com competência nas áreas ambientais da água, esgoto, resíduos, solo e exaustão. Sarti destaca que o instituto tem planta de esgoto com energia solar. “Eles têm uma série de ações, como reuso de água, que já fazem e que nós ainda temos certa dificuldade em aplicar”, destacou.

Durante evento informativo Brasil Nordeste, o presidente da Comissão teve a oportunidade de apresentar aos integrantes da missão as ações da Cbic na área de meio ambiente e sustentabilidade, destacando como temas prioritários água, energia, resíduos e legislação ambiental. Mencionou o Programa Minha Casa Minha Vida, que tem um papel importante para a indução de práticas sustentáveis em habitações de interesse social devido à sua interação direta com o meio urbano e a existência do IPTU Verde, um Programa de Certificação Sustentável instituído em Salvador, que beneficia empreendimentos que adotam ações e práticas de sustentabilidade, como: gestão sustentável das águas, eficiência e alternativas energéticas, projeto sustentável, redução na emissão de gases de efeito estufa, entre outros. Para o painel da Comissão de Meio Ambiente da Cbic, durante o 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado de 11 a 13 de maio, em Foz do Iguaçu, no Paraná, a expectativa é promover a disseminação das iniciativas em sustentabilidade apresentadas durante a missão alemã aos participantes do evento.
Enviar mensagem no WhatsApp