Câmara técnica para uso de agregados reciclados em obras é lançada no Sinduscon-DF

Reunião do Corc, no Sinduscon-DF | Fotos: Divulgação

Vice-presidente Helena Mazzaro coordena o colegiado, vinculado ao Corc-DF

Comunicação Sinduscon-DF

A Câmara Técnica de Regulamentação de Uso de Agregados Reciclados em Obras Públicas foi inaugurada, nesta quinta-feira (15/8), sob a coordenação da vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) Helena Mazzaro Peres de Saboya. O lançamento ocorreu na sede da entidade. O objetivo do colegiado é contribuir com sugestões para aperfeiçoamento da legislação sobre o assunto.

A câmara técnica é vinculada ao Comitê Gestor de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos do Distrito Federal (Corc-DF), que foi criado pela Lei nº 4.704, de 20 de dezembro de 2011, e instituído pelo Decreto nº 33.825, de 8 de agosto de 2012.  O Corc é um órgão de deliberação colegiado vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, que também compõe a câmara, assim como a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).

Integram a câmara, como convidados, a Secretaria de Obras do Distrito Federal (SO-DF), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e o Sindicato das Indústrias de Artefatos, Cimentos, Concretos e Mármores do Distrito Federal (Sindarcom-DF).

“Se conseguirmos evoluir a legislação de uso de agregado reciclado, vai ser uma evolução para o Brasil todo. Afinal, o uso de agregado reciclável é uma realidade em outros países, como a China”, ressalta Helena. De acordo com a vice-presidente do Sinduscon-DF, a atuação da câmara técnica estará alinhada com o Decreto 45.189, de 22 de novembro de 2023. O dispositivo regulamenta a elaboração, a apresentação, a análise e a fiscalização do cumprimento do Plano de Gerenciamento de Resíduos de construção civil.

“A câmara técnica terá o importante papel de se aprofundar em qual percentual e produtos/serviços poderiam ser utilizados uso de agregado reciclável. Neste momento, é muito importante, para todos que geram resíduos da construção, segregar seu resíduo. Assim poderá garantir que ele volte para a cadeia”, explica Helena.

> Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

OBRA DE ARTE

Durante a reunião de lançamento da câmara técnica, a vice-presidente do Sinduscon-DF entregou um quadro artístico que produziu com a última lajota de tesourinha original de Brasília, resíduo que tem grande valor histórico. Por meio da arte, ela decidiu ressignificar a peça, que foi doada para o acervo do Corc.

O resíduo da construção é a base principal da tesourinha. Helena disse que utilizou a brita, simbolizando um agregado da construção civil que se transforma da pavimentação dos arcos da tesourinha. O verde, cor predominante, simboliza a natureza que precisa ser preservada.

A técnica utilizada no quadro é a assemblage, que consiste na justaposição e colagem de objetos variados que, ao serem combinados, criam diferentes formas e significados. Helena contou que teve como referência o artista Vik Muniz, que criou uma obra de arte com os destroços do dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais

> Flickr

Enviar mensagem no WhatsApp