Desoneração da folha: Sinduscon-DF adere a manifesto pela prorrogação

Manter a tributação apenas sobre a mão de obra prejudicaria a competitividade e causaria perda de empregos | Foto: Antônio Cruz/Agência CBIC

Comunicação Sinduscon-DF

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) aderiu ao manifesto da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) pela prorrogação da desoneração da folha de pagamento até 2027. O documento foi assinado com 96 entidades no total, em reação ao veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lula vetou integralmente o projeto de lei que pretendia estender até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia (como construção civil, calçados e vestuário) e reduzir a contribuição para a Previdência Social paga por pequenos municípios (PL 334/23). O veto foi publicado na quinta-feira (23/11) no Diário Oficial da União (DOU).

> Confira o manifesto na íntegra!

> Jornal da Record | Demora para sancionar a desoneração da folha de pagamento preocupa setores que mais empregam no país

> SBT News | Sem a Desoneração da Folha setor da construção lamenta retração

De acordo com o manifesto,  a medida, considerada um obstáculo para o desenvolvimento econômico e social do país, impactaria diretamente o setor da construção civil, responsável por mais de 2,6 milhões de empregos formais em todo o Brasil.

A decisão de manter a tributação exclusivamente sobre a mão de obra, segundo as entidades, resultaria na queda da competitividade e na redução de postos de trabalho. Essa medida, de acordo com o manifesto, também contraria a necessidade premente do país de fomentar a geração de empregos.

O manifesto destaca a eficácia da redução de encargos sobre a folha como uma ferramenta vital para enfrentar desafios sazonais e custos elevados na construção civil, promovendo a continuidade de projetos cruciais para a infraestrutura do país.