IVV: Mercado imobiliário registra estabilidade no primeiro semestre de 2023

IVV:  Mercado imobiliário registra estabilidade no primeiro semestre de 2023

DF alcança crescimento em agosto impulsionado por queda de juros e novos lançamentos

Comunicação Sinduscon-DF

O mercado imobiliário do Distrito Federal registrou desempenho positivo no mês de agosto, com expansão no volume de vendas e da oferta de unidades residenciais novas. Dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas (IVV) para o mês de agosto apontam o lançamento de quatro empreendimentos, colocando à disposição do mercado 462 imóveis. O índice alcançou 6,94% no mês em que foram comercializadas 396 unidades.

O vice-presidente de indústria imobiliária no Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), João Carlos de Siqueira Lopes, destaca o otimismo do setor. “O volume de lançamentos deste ano mostra que o mercado segue otimista com o cenário de queda de juros. O volume de vendas se mantém positivo e, com a queda dos juros, tende a aumentar, o que vai, com certeza, trazer valorização para o imóvel. Estamos num momento muito interessante para quem procura um imóvel novo para morar ou fazer up grade”, afirma.

“Nosso mercado teve bom desempenho em agosto, dentro do esperado para a volta das férias”, avalia Roberto Botelho, presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF). “Na nossa avaliação, a conjuntura atual servirá de estímulo para que tenhamos um ótimo 2023 e perspectivas positivas também para 2024”, apontou, referindo-se à queda continuada da taxa Selic e à aprovação de leis que estimulam a expansão ordenada no DF, como o PLC do parcelamento do solo, que aguarda sanção pelo governador Ibaneis Rocha.

Termômetro do mercado – Iniciativa conjunta da ADEMI DF com o SINDUSCON-DF, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas é realizada pela Opinião Informação Estratégica, com apoio da regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE DF):

• O Índice de Velocidade de Vendas é uma sondagem mensal junto às construtoras e incorporadoras mais representativas do Distrito Federal, funciona como um termômetro do mercado imobiliário e mede o ritmo de venda das empresas: quanto mais alto o índice, menor foi o tempo necessário para vender as unidades dos empreendimentos no mês.
  • Um Índice de Velocidade de Vendas mensal de 5% traduz um mercado saudável e com ritmo de vendas positivo: quando o indicador está acima deste patamar, demonstra expansão mais acelerada na transação de imóveis. É um sinal da tomada de decisão do consumidor.
  • Criada há sete anos, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas acompanha o desempenho de imóveis residenciais verticais (apartamentos) e novos.

Clique aqui e veja mais notícias!

Segundo a pesquisa, em agosto a oferta de imóveis no DF acumulou 5.704 unidades novas, 26,4% mais que o registrado no mesmo período de 2022. De janeiro a agosto, foram lançados 21 empreendimentos, indicativo de que o mercado deve superar o volume de 24 lançamentos registrados em 2022.

Em agosto, 91% dos imóveis comercializados estão em obra. As regiões que mais venderam no período foram o Noroeste (93 unidades), Asa Sul (85 unidades) e Águas Claras (81 unidades). “A melhoria do cenário econômico dá confiança para as pessoas tomarem a decisão de comprar a casa própria. Imóvel é um investimento seguro e rentável, com valorização garantida”, comenta Botelho.

O vice-presidente do Sinduscon-DF destaca que o IVV para apartamentos de um quarto ficou próximo a 10%, o que, segundo ele, mostra que os investidores perceberam que a queda de juros será consistente, e, por isso, eles voltaram a olhar de forma mais efetiva para o mercado imobiliário. “Historicamente, apartamentos pequenos são excelentes para quem quer investir e diversificar no mercado imobiliário”, afirma.