Deputado Thiago Manzoni defende agilidade na discussão sobre PPCUB e PDOT

Em reunião no Sinduscon-DF, parlamentar se comprometeu a contribuir com debates importantes para construção civil

Durante reunião no Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), o deputado distrital Thiago Manzoni (PL) disse nesta terça-feira (17/10) que “o setor é o que mais gera empregos” na região. No encontro com os líderes do segmento, na sede da entidade, o parlamentar reconheceu a necessidade de agilizar, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), os debates sobre o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) do Distrito Federal, um conjunto de diretrizes que regulamenta o uso do solo, e o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), que está em discussão há mais de 10 anos. As propostas ainda não estão no Legislativo.

O presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior, ressaltou a importância de o Legislativo tratar com bastante atenção o PDOT e o PPCUB. Segundo ele, são instrumentos importantes para o planejamento urbanístico ordenado do Distrito Federal. “O PPCUB já é discutido há mais de dez anos, e a nossa principal demanda é celeridade. No caso do PDOT, é mais complexo e abrangente, mas essencial para benefícios urbanísticos em nossa cidade”, explicou.

Tema recorrente nas reuniões do sindicato, o PPCUB alinha normas de uso do solo e preservação no Conjunto Urbanístico de Brasília, que foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio da Humanidade. O projeto também promove planos de desenvolvimento sustentável e melhora na gestão do território. A ideia é aumentar a clareza na preservação e acelerar o planejamento urbano, fortalecendo a proteção do patrimônio.

O vice-presidente do Sinduscon-DF, João Accioly, disse que o planejamento urbano envolve questões de segurança, conflito mínimo e educação da sociedade. Ele ressaltou a importância de leis sobre o PPCUB e PDOT para o desenvolvimento da região, garantindo que o patrimônio histórico seja respeitado.

“A Câmara é o local onde o debate deve acontecer. Já tivemos experiências positivas em debates legislativos e estamos prontos para contribuir. Pedimos que o Legislativo comece a organizar a discussão dessas leis o quanto antes. As revisões e atualizações são necessárias, mas precisam ser ágeis”, acentuou o 1° vice-presidente do sindicato, João Accioly.

Thiago Manzoni concluiu a reunião reforçando seu compromisso com a indústria da construção civil e se colocando à disposição para contribuir com as discussões legislativas relacionadas à melhoria da qualidade de vida no Distrito Federal. Ele destacou, ainda, a importância do setor para o desenvolvimento da região.

De acordo com estudo do Sinduscon-DF e Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), em 2021, a população ocupada da região foi estimada em 1,35 milhão de pessoas. Deste número, 78,9 mil realizavam atividades relacionadas ao setor da construção civil, representando 5,8% dos ocupados na capital.

Em relação à empregabilidade, Manzoni afirmou que o setor perde apenas para o funcionalismo público e que o intuito dele é apoiar e incentivar o crescimento da indústria e da iniciativa privada em benefício da população. “O estado tem que sair da frente e deixar a iniciativa privada produzir, é isso que enriquece as cidades, gera emprego e desenvolvimento. O trabalho da construção civil é imprescindível em Brasília”, reforçou.