Sinduscon-DF pede ação da Segurança Pública contra ocupações irregulares

Diretoria do sindicato se reuniu com o secretário Sandro Torres Avelar na sede da entidade

Comunicação Sinduscon-DF

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Adalberto Valadão Júnior, disse que as ocupações em situação irregular na região, a exemplo do que vem ocorrendo no Setor Noroeste, “provocam problemas e impactos na qualidade de vida da população”. Ele se manifestou durante reunião de diretoria da instituição com o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Torres Avelar, na sede da entidade, na terça-feira (3/10).

> Clique aqui e veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

“Pedimos que a secretaria trabalhe da forma mais eficaz possível para combater essa prática prejudicial. Nossa cidade não pode ser invadida por ocupações ilegais, que provocam inúmeras consequências, desde impactos ambientais a aumento de problemas de segurança pública. Também é importante que haja sensibilidade do poder público para atender as pessoas neste tipo de vulnerabilidade social”, afirmou.

O secretário prometeu demonstrou sensibilidade com a situação. “A ocupação irregular é realmente um problema cultural que estamos tentando combater. No caso do Setor Noroeste, por exemplo, estamos preparados para cooperar”, ressaltou.

O vice-presidente administrativo-financeiro do sindicato, Ruyther Thuin, destacou que a prática de ocupação em situação irregular precisa ser combatida. "Hoje, vemos os espaços públicos no Distrito Federal sendo ocupados de forma bastante predatória, o que é um problema muito grande. Se esses espaços fossem ocupados de forma ordenada, seria uma solução para essa triste realidade”, disse.

O encontro também contou com uma breve apresentação do secretário sobre o projeto "Empresa Responsável: Comunidade mais Segura", iniciativa dedicada à promoção da segurança em operações e obras do setor. Durante a apresentação, diretores e associados tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e expressar suas opiniões sobre as futuras mudanças propostas.

“Acredito que Brasília tem vocação para desenvolver projetos que podem servir de exemplo para o resto do país, e estamos comprometidos em construir um futuro mais seguro para todos nós e para as gerações futuras”, afirmou o secretário. Ele ressaltou ainda que busca apoio da construção civil em um trabalho conjunto com transparência e efetividade.

Diretor do Sinduscon-DF, Leonardo Ávila destacou o valor da parceria entre as entidades e a Secretaria de Segurança Pública. Ele ressaltou a necessidade de equilíbrio nas questões de segurança.
A vice-presidente do Sinduscon-DF e diretora do Serviço Social da Indústria da Construção do Distrito Federal (Seconci-DF), Mirelle Corrêa, organizou o encontro e reforçou a importância de ações que promovam a mudança diária.

“Estamos buscando isso através da educação, que acreditamos ser a base de todas as mudanças. Temos vários projetos em andamento, com foco especial nas questões relacionadas às mulheres, especialmente assédio. O projeto "Empresas Responsáveis" é muito inspirador, e estamos aqui para apoiá-los”, destacou Mirelle.

Durante a reunião, outros temas também foram abordados, como combate a feminicídio e ações conjuntas que possam resultar em segurança para a população do Distrito Federal, com apoio do setor de construção civil.