BIM Construir Brasília reúne mais de 100 pessoas no Sinduscon-DF

BIM Construir Brasília reúne mais de 100 pessoas no Sinduscon-DF
Compartilhe:

Nesta quinta-feira (09), o Sinduscon-DF, em parceria com o Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Construção Civil e a AltoQi Tecnologia, realizou o evento “BIM Construir Brasília”. O encontro contou com a presença de 100 participantes e teve como objetivo disseminar o uso do Building Information Modelling (BIM) no setor da construção civil do Distrito Federal.

“Nosso intuito ao trazer o BIM em debate é que os processos e projetos em Brasília sejam cada vez mais produtivos, bem planejados e com um alto padrão e isso só é possível quando a gente debate esse tipo de novidade”, afirmou o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, na abertura do evento.

A primeira apresentação ficou por conta da chefe da Unidade Especial de Projetos de Edificações e Urbanismo da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF, Clebiana Silva, com o tema “Desenvolvimento de projetos de infraestrutura em áreas urbanas”.

Clebiana falou das experiências da Secretaria de Obras do DF com a implementação do BIM, indo desde os fatores que levaram a decisão até as contratações, investimentos, treinamentos e os desafios de adotar uma nova tecnologia.

Segundo a chefe da Unidade Especial de Projetos, após realizar diversos estudos, a secretaria chegou à conclusão de que adotar o BIM poderia diminuir drasticamente os riscos que envolvem a execução e desenvolvimento de projetos.

“Nós iniciamos, então, as implementações, adquirimos os softwares, os equipamentos e por fim, passamos a realizar os treinamentos e consultorias em BIM. Tenham em mente que essa parte é fundamental, pois adotar uma nova tecnologia não é possível sem entender cada etapa e uma única pessoa não é capaz de adquirir todo o conhecimento. O BIM é coletivo”, explicou Clebiana.

Em seguida, a secretária executiva de Gestão e Planejamento do Território da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, Janaina Domingos, apresentou o tema “Aprovação de Projetos em BIM”. Na oportunidade, explicou que o principal objetivo ao adotar o uso do BIM na Seduh-DF é para que o processo de elaboração e aprovação de projetos seja feito de forma rápida e eficiente. Para isso, Janaína explicou que foi necessário adquirir novos computadores, realizar os treinamentos, atualizar a cartografia cadastral contínua e outros.

“Quando vemos essas etapas, parece que não tem nada a ver com o BIM, mas se a gente não elabora toda uma estrutura nós não conseguimos trazer a metodologia. O BIM não é apenas um software ou hardware, é um conjunto de tudo isso e uma empresa, uma pessoa ou um órgão público que pretende utilizar essa metodologia precisa pensar num todo”, pontuou Janaína.

Contratações e implementação do BIM

Durante o evento, os participantes conheceram, ainda, mais detalhes sobre as formas de contratação em BIM e como adotar a metodologia nas empresas. O diretor da Verko Engenharia e representante do Sinduscon-DF no BIM Fórum Brasil, Ricardo Alexandre, falou sobre o processo de Contratos em BIM.

O especialista explicou que, ao implementar o BIM, a empresa pode unir os modelos de contrato, os métodos de seleção, os projetos e os investimentos em um só programa. Segundo Ricardo, a metodologia traz a possibilidade de criar um ambiente de trabalho mais fluido e com menos erros de acordo com o planejamento.

“Dentro do BIM é possível acessar os contratos envolvendo o projetista, o gerenciador, o construtor, o arquiteto e os fornecedores. Durante a pandemia, em que houve falta de abastecimento de material, foi possível mitigar esses problemas já que foi possível analisar todas as etapas de um projeto e entender o que poderia ser resolvido. Esse é apenas um dos exemplos que trazemos para que a gente possa desmistificar o uso do BIM”, explicou.

Em seguida, a arquiteta e coordenadora do BIM Colaborativo do Sinduscon-DF, Juliana Gehlen, juntamente com a arquiteta e diretora operacional de BIM, Orçamento e Planejamento de Obras, Juliana Quinderé apresentaram o projeto BIM Colaborativo do Sinduscon-DF.

“O objetivo é unir as empresas do setor da construção civil interessadas ou que já atuam com o BIM para que possam propagar o conhecimento sobre a metodologia, promovendo assim uma cultura de disseminação do BIM no mercado do DF. Nosso intuito é criar uma rede colaborativa em que todos possam aprender e ensinar em conjunto”, detalhou Gehlen.

Na oportunidade, Quinderé apresentou alguns projetos do BIM Colaborativo que estão em andamento, bem como os softwares utilizados, os sistemas e as metodologias. Para conhecer mais sobre o projeto BIM Colaborativo do Sinduscon-DF basta enviar um e-mail para gezeli@sinduscondf.org.br.

Pitch dos Apoiadores

O arquiteto e analista em BIM do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Construção Civil, Marcos Rocha, agradeceu a participação dos presentes e reforçou a importância de inovar dentro da construção civil através da adoção de novas tecnologias.

“A nossa missão no Senai é impulsionar a melhoria de produtos, processos e tecnologias dentro da construção civil e tudo isso através das consultorias que promovem uma construção civil de qualidade e com sustentabilidade. Em 2022, nós somamos quase 15 mil horas de consultorias voltadas para a construção civil, incluindo as que foram voltadas para adotar a metodologia BIM”, reforçou.

“O trabalho realizado no Sinduscon-DF para disseminar o uso do BIM é completo e é muito gratificante saber que as pessoas estão envolvidas e estão interessadas em adotar a metodologia. Convido a todos a conhecerem mais tanto a AltoQI quanto ao BIM Fórum Brasil”, parabenizou o diretor da AltoQI Tecnologia e presidente do BIM Fórum Brasil, Rodrigo Koerich.

A próxima edição do BIM Brasilia já tem data marcada. Anote na agenda: 4 de maio de 2023! Em breve, inscrições abertas!

Clique aqui e confira as imagens do evento.

Voltar
Enviar mensagem no WhatsApp