Sinduscon-DF apoia campanha da Adasa sobre descarte correto de resíduos sólidos

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) lançou, nesta quarta-feira (8), no auditório do órgão, a campanha “O descarte certo é obra sua”, com o intuito de incentivar o descarte correto de resíduos provenientes de pequenas obras e o uso dos papa-entulhos pela população do DF. A ação tem o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), da Federação das Indústrias do DF (Fibra), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Secretaria de Meio Ambiente do DF (Sema).

A abertura do evento foi realizada pelo diretor da Adasa, Apolinário Rebelo, que reiterou o objetivo da campanha e a importância do engajamento da população nesta causa. “É uma chamada para o descarte correto dos resíduos sólidos. São cerca de 1700 toneladas de entulhos por mês”, alertou.

Além da campanha, a Adasa também lançou o Painel de Informações de Resíduos Sólidos no DF, que integra os principais dados referentes aos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, bem como possibilita à sociedade o acompanhamento da evolução dos indicadores em face das metas estabelecidas no Plano Distrital de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PDGIRS. O conteúdo pode ser acessado pelo aqui.

Elen Dania, superintendente de resíduos sólidos da Adasa, detalhou a novidade, apresentando o passo a passo para acesso aos relatórios. "Com esse painel, entregamos para a sociedade um instrumento de pesquisa, transparência e informação", ressaltou.

Alinhado ao tema da campanha, ainda foi divulgado o segundo episódio do programa Entre no fluxo com a Adasa, realizado em parceria com a TV Câmara Distrital. A ideia é promover os pontos de coleta voluntária de resíduos de construção, mais conhecidos como papa-entulhos.

O secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Luciano Carvalho, prestigiou o lançamento e reforçou que a construção civil é um dos motores da economia e reconhece que não se pode construir sem pensar na sustentabilidade. “A secretaria tem procurado trabalhar com o descarte correto e, também, em considerar mais reciclar e reaproveitar. Esta campanha é importante para uma conscientização da sociedade como um todo”, destacou.

João Carlos de Siqueira Lopes, diretor do Sinduscon-DF, explicou que a construção civil é muito pulverizada, tendo pequenas, médias e grandes obras. “Grandes empresas e grandes obras, em geral, fazem o dever de casa em relação ao descarte de entulho, mas sabemos que temos parte importante que são as pequenas obras, onde há uma dificuldade maior”, reforçou. Desta forma, ele acredita que este projeto de conscientização, por focar neste problema, é uma ação que vai fazer a diferença e tem total apoio do sindicato.

Para Jamal Jorge Bittar, presidente da Fibra, a campanha é relevante por sair um pouco da parte regulatória e seguir por um caminho de conscientização. “Este tema passa pela construção civil que é sempre muito cobrada pelo meio ambiente. Cabe à federação estimular projetos como estes e estamos sempre à disposição. Ainda temos visto muita coisa jogada nas portas das casas. Conscientizar a sociedade é fundamental para chegar aos resultados", acrescentou.

O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, encerrou o evento de lançamento, destacando a importância da união do setor público e privado em ações como estas.