Dados do Projeto Indicadores do Concreto embasam Trabalho de Conclusão de Curso de alunos da UnB

Dados do Projeto Indicadores do Concreto embasam Trabalho de Conclusão de Curso de alunos da UnB
Compartilhe:

Carolina Araújo
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

“Avaliação da Qualidade do Concreto Usinado Produzido no Distrito Federal” foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado pelos estudantes de engenharia civil da Universidade de Brasília (UnB), Jordanna Veras e Vitor Nunes, no início de maio. Com menção máxima, o projeto foi orientado pela professora Valdirene Capuzzo e contou com dados do Projeto Indicadores do Concreto do Sinduscon-DF. O diretor de Materiais, Tecnologia e Produtividade do Sinduscon-DF, Renato Cortopassi, e o professor da UNB, Dr. Rodrigo Lameiras, fizeram parte da banca examinadora.

De acordo com Jordanna, a pesquisa foi realizada em três etapas: verificação da execução dos ensaios de consistência e de resistência do concreto; formação e análise do banco de dados; e, por fim a análise do controle e aceitação do concreto.

Ela disse que para verificar as condições de ensaio, foram feitas visitas em três canteiros de obras. “Verificamos se o ensaio de consistência utilizando o tronco de cone estava sendo executado segundo a sua norma. Também foi verificado no canteiro se a moldagem dos corpos de prova seguia a sua norma correspondente”, explicou.

Vítor complementou que também foram feitas visitas ao Senai-DF para acompanhamento dos ensaios de resistência à compressão, para verificar se estavam em conformidade com a norma. “Fizemos as análises estatísticas e avaliamos os resultados dos concretos”, pontuou.

Por fim, foi realizada a análise do controle e aceitação do concreto, onde foi realizado um levantamento da quantidade de concretos rejeitados por estarem abaixo da resistência determinada em projeto e quantos foram rejeitados por não atenderem à consistência solicitada.

Com a pesquisa, os estudantes verificaram que, a as concreteiras não chegaram na resistência requerida, com uma porcentagem de rejeição maior que o recomendado, já que construtoras e Senai seguem as recomendações da norma.

Vítor e Jordanna acreditam que a parceria com o Sinduscon-DF foi muito enriquecedora para o trabalho, uma vez que os auxiliou a ter contato com diversas empresas do mercado da construção civil e com o laboratório do Senai-DF, além de poderem conhecer mais a fundo o projeto Indicadores do Concreto e comprovar a sua importância para o mercado da construção civil.

A professora Valdirene Capuzzo elogiou o trabalho final dos estudantes. “Esta parceria Sinduscon-DF, Senai-DF e UnB proporcionou a realização de um excelente trabalho de conclusão de curso e uma forte contribuição para o meio técnico e formação dos futuros engenheiros”, exaltou.

Renato Cortopassi comentou que os estudantes avaliaram os canteiros de obras visitados e o concreto que foi fornecido por três concreteiras. “O resultado foi que apenas uma delas apresentou resistência dentro do aceitável. Mas a dispersão dos resultados foi elevada, o que mostra que a concreteira está usando muito cimento”, concluiu. Cortopassi ainda reforçou que foram obtidos muitos resultados bem acima do que era para ocorrer.

Projeto Indicadores do Concreto

O projeto Indicadores do Concreto, idealizado pela Diretoria de Materiais e Tecnologia (Dimat), do Sinduscon-DF, e patrocinado pelo Senai-DF e pela Fibra, tem por objetivo, por meio de indicadores, auxiliar as obras na gestão do processo de concretagem. Consiste em uma pesquisa que mapeia a logística de fornecimento, a qualidade do concreto usinado no DF e disponibiliza os indicadores obtidos para consulta pública.

O processo de mapeamento é realizado desde julho de 2010 e os índices obtidos são disponibilizados no site: www.projetoconcreto.org.br

Voltar
Enviar mensagem no WhatsApp