Coopercon-DF registra desempenho positivo no ano de 2021

Carolina Araújo

A Cooperativa da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Coopercon-DF) registrou desempenho positivo no ano de 2021, de acordo com os dados apresentados na última semana, durante assembleia da entidade.

Presidida pelo empresário Marcelo Accioly, a cooperativa tem o intuito de unir um número elevado de construtoras em torno da compra de determinado insumo ou serviço, para oferecer aos associados a possibilidade de obter melhores preços e demais condições comerciais, em virtude do maior volume de compra ofertado.

Segundo Marcelo Accioly, em 2019, foi intermediado um volume aproximado de R$ 12 a R$ 13 milhões de compras, via Coopercon-DF. Em 2020, este número caiu para R$ 7,5 milhões. Já em 2021, subiu para R$ 15,5 milhões. “Essa dobra veio porque 2020 foi muito baixo e, se pegarmos os valores dos materiais de construção de 2019 e atualizarmos para 2021, o volume foi o mesmo, não houve um crescimento. É a recuperação normal dos nossos cooperados. Estamos apresentando um movimento similar ao de 2019”, justificou.

Accioly destaca que aço foi o insumo mais intermediado em 2021. "Se considerar o aço, que foi o insumo que mais subiu o preço, justifica o resultado no nosso volume de compras. Foi o melhor trabalho da cooperativa”, pontuou. O dirigente ainda lembrou que, quem não era cooperado, entrou numa fila muito grande para receber aço, porque houve desabastecimento geral no início do ano de 2021. Segundo ele,  dos R$ 15,5 milhões de compras e intermediações, só de aço foram R$ 11 milhões.

O gestor executivo da Coorpecon-DF, Hage de Oliveira, disse que a intenção da entidade, agora, é retomar os melhores índices alcançados. “Pretendemos criar um plano estratégico e de gestão de compras integrado com intuito de estreitar as relações com os cooperados e fornecedores; incrementar as boas experiências vividas pelas cooperativas de outros estados do Brasil; promover e apresentar as vantagens do cooperativismo aos nossos cooperados, através de números reais de ganhos de negociação, e aumentar a carteira de cooperados”, explicou.

Hage disse que buscará, também, trazer para os cooperados novos produtos e tecnologias. “Essa será uma das novidades que vamos realizar. Possivelmente, implantar um sistema de gestão de compras mais automatizado, pois vimos que é possível em exemplos de outras Coopercons no Brasil”, descreveu.

Sobre a entidade

A Coopercon-DF foi fundada em 2008 com o objetivo de aumentar a competitividade das construtoras cooperadas a partir da realização de compras conjuntas. Como intermediadora das negociações zela pelo atendimento dos padrões de qualidade, condições comerciais favoráveis e assistência técnica pós entrega. Os valores obtidos na negociação de insumos básicos têm servido de referência para o mercado brasiliense.

Enviar mensagem no WhatsApp