Cbic lançará guias e vídeos orientativos em segurança do trabalho no Enic

Assessoria de Comunicação da Cbic

A indústria da construção terá à mão ferramentas para avançar novos passos na adoção de medidas destinadas a garantir a segurança dos canteiros de obras e oferecer melhores condições de trabalho a seus profissionais. A Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) vai lançar dois Guias – Guia Orientativo de Segurança e Guia Orientativo Área de Vivências – e três vídeos inéditos sobre segurança dentro dos canteiros de obras. “A Cbic entende que orientar o empresário e o trabalhador é uma maneira eficaz de se prevenir acidentes, pois ambos têm responsabilidades quando o assunto é segurança”, afirma José Carlos Martins, presidente da entidade.

Os Guias e vídeos serão lançados durante o 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado de 23 a 25 de setembro na cidade de Salvador (BA). A Norma Regulamentadora NR- 18 (Condições e Meio Ambiente de trabalho na indústria da construção) foi criada para ajudar a preservar a vida e a saúde dos profissionais do setor da construção. Os Guias da Cbic exploram os temas de segurança e implantação de áreas de vivência com o intuito de melhorar as condições de trabalho nos canteiros de obras de todo o País.

O líder do projeto de Segurança e Saúde no Trabalho-SST da CPRT/Cbic, Haruo Ishikawa, prevê que “o lançamento das publicações no 87º Enic de Salvador será fundamental para o setor da construção, que ainda é carente de informações. Os guias são simples e de fácil entendimento.”

Guia Orientativo de Segurança vai ajudar a combater a informalidade nos canteiros de obras

O Guia Orientativo de Segurança foi inspirado no Manual Básico para Implantação de Segurança no Canteiro de Obras, lançado em 2014 pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Seconci-MG).

A supervisora da Área de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher Darmstadter, destaca que o Guia foi produzido para que todos os profissionais envolvidos na obra possam trocar informações.

O Guia Orientativo de Segurança da Cbic é muito ilustrativo, o que facilita o entendimento de toda a cadeia produtiva. A intenção é que o trabalhador tenha o melhor aproveitamento do material.

Guia Orientativo Áreas de Vivência esclarece as regras contidas na Norma Regulamentadora NR-18

Segundo o membro da CPRT/Cbic (Assessor Jurídico do Sinduscon-MG), Dr Fernando Guedes, o descumprimento de normas trabalhistas ocorre na maioria das vezes por desconhecimento das regras. “O empresário não sabe todos os critérios que ele deve seguir para manter um alojamento da forma que a legislação exige. A legislação é muito detalhada”, analisa Guedes. O detalhamento da NR-18 é complexo e rege o ambiente de trabalho na construção civil. O Guia da Cbic visa explicar de forma mais simplificada a norma para as empresas e funcionários. Fernando Guedes avalia que o material facilitará a vida de todos. “Os empresários querem a informação clara e objetiva, para que possam usá-la imediatamente.” A Cbic, cumprindo o seu papel institucional, disseminará os Guias aos sindicatos e associados e aos empresários da construção civil.

Hoje, as empresas do setor, principalmente as de grande porte, têm estrutura para analisar a legislação e fazer a montagem do canteiro da forma correta. Já, as empresas de pequeno porte não têm a mesma estrutura, pois, na maioria delas, o próprio engenheiro é também o dono da empresa. “A pequena empresa muitas vezes até tem uma orientação de um profissional de segurança do trabalho, mas o detalhe da norma o empresário nem sempre consegue alcançar. E o Guia vem para suprir essa necessidade do setor”, diz Guedes. Segundo a engenheira de segurança e saúde da Cbic, Ligia Corrêa, atualmente as áreas de vivência nos canteiros de obras da construção são um dos itens que mais sofrem autuações. “O empresário precisa se conscientizar da importância de se observar e cumprir a Norma Regulamentadora. O papel dos Guias e dos vídeos é justamente orientar e informar a todos, diz a engenheira.”

Enviar mensagem no WhatsApp