Em defesa de um modelo sustentável

Yasmin Almeida

Fibra promove encontro sobre os desafios da sustentabilidade com Marina Silva

A mudança para um modelo de desenvolvimento sustentável é uma luta de todos nós. Esse foi o ponto chave da palestra “Os desafios da sustentabilidade”, ministrada pela ex-senadora, Marina Silva, ontem, 25, na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). O evento teve como objetivo abordar as vantagens e as oportunidades de que a cultura sustentável representa para os negócios, o DF e a sociedade como um todo.

“É essencial pensar em que tipo de planeta nós vamos deixar para nossos filhos e netos. Temos que reduzir 80% da emissão de CO² pelos próximos 30 anos. Caso contrário, o planeta irá sofrer um desequilíbrio ambiental”, garantiu a palestrante. Marina Silva, que reforça a ideia de um novo modelo, garante que este precisa ser sustentável do ponto de vista econômico, social, cultural, ambiental, ético, político e, ainda, estético. Mas ressalta que este desafio não é uma tarefa fácil. “Precisamos de investimentos e de uma política de longo prazo”, destacou.

O diretor de Meio e Ambiente e Sustentabilidade do Sinduscon-DF e da Fibra, Marcontoni Montezuma, explicou que o setor está em parceria com o governo em relação às ações necessárias na área do meio ambiente. “Estamos realizando vários debates sobre sustentabilidade para mostrar a visão e a maturidade do setor sobre essa questão. Precisamos ser parceiros do governo e não antagonistas”, afirmou o diretor.

Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Sinduscon-DF, Marcontoni Montezuma e a ex-senadora, Marina Silva

Marina ainda reforçou que é essencial a contribuição de cada setor. “O desafio de um modelo que seja sustentável é algo muito mais abrangente do que apenas a proteção do verde. Além da grave crise econômica e social, temos, também, a crise ambiental”, alertou. Para o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, a discussão da sustentabilidade é bastante ampla. “Temos a sustentabilidade do ponto de vista unicamente ambiental, mas também temos a sustentabilidade do ponto de vista comportamental, do ser humano com o ambiente artificializado da produção e com o ambiente natural”, avaliou.

Ao final do evento, compuseram a mesa para perguntas a palestrante, Marina Silva; o presidente da casa, Jamal Bittar; o secretário de Meio Ambiente, André Lima; e o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Sinduscon-DF e da Fibra, Marcontoni Montezuma. Representando o Sinduscon-DF, também compareceram o presidente da entidade, Luiz Carlos Botelho, e o diretor de Ações Institucionais, Jorge Salomão.