Núcleo Permanente de Incentivo à Conciliação consegue apoio do Sinduscon-DF - TRT 10

Núcleo de Comunicação Social do TRT 10

Mais uma parceria foi firmada para incentivar empresários a participarem da Semana Nacional de Conciliação, que acontece entre os dias 23 e 27 de novembro. Desta vez, foi o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) que confirmou apoio para conscientização do empresariado sobre a importância dos acordos na solução das pendências com a Justiça do Trabalho.

A cooperação é resultado de reunião realizada na sede do sindicato, com os juízes responsáveis pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Conciliação, Mônica Emery e Rogério Neiva. Durante o encontro, o juiz Rogério Neiva, entregou um ofício para registrar a visita e consolidar a parceria. “Já temos o compromisso firmado. Vamos cooperar e apoiar na sensibilização do empresariado”, disse o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho.

Atualmente, mais de 400 empresas são filiadas ao sindicato e, segundo o presidente do Sinduscon-DF, a iniciativa é muito importante, principalmente para os pequenos empresários que não dispõem de tanto recurso financeiro. “Com a possibilidade do acordo, todo mundo ganha: o funcionário, o empregador e também a justiça, que consegue reduzir a quantidade de processos”, afirmou.

A sensibilização dos empresários do setor da construção civil já teve início. “Vamos divulgar essa oportunidade e estimular a participação de quem tiver processo tramitando na Justiça do Trabalho”, reforçou Luiz Carlos Botelho.

Semana Nacional de Conciliação

A exemplo de outros anos, será montado um centro provisório de conciliação no fórum de Brasília, que atuará sem prejuízo do funcionamento regular das Varas do Trabalho. A expectativa do núcleo é de que sejam realizadas ao menos 500 audiências no referido centro. Serão incluídos em pauta apenas processos nos quais os reclamados façam a solicitação e se comprometam com a apresentação de propostas.

Nos cinco dias de conciliação, serão realizadas audiências pela manhã e tarde. Para se inscrever, os reclamados devem encaminhar pedido de inclusão do processo para o e-mail conciliar@trt10.jus.br.

A Semana Nacional da Conciliação é promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais brasileiros. Em sua décima edição, a ideia é promover a política de mudança de atitude e cultura dentro do Judiciário, prestigiando os modos consensuais de resolução de conflitos.