Formatura de Alfabetização na construção civil

Assessoria de Comunicação do Seconci-DF

Na próxima sexta-feira, 28 de agosto, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil  (Seconci-DF) realiza a 28ª Formatura de Alfabetização e 1º Segmento do Ensino Fundamental. O evento coroa o esforço dos trabalhadores do setor que frequentam as aulas no próprio canteiro de obras. “A alfabetização é o primeiro passo da cidadania do homem. A partir daí, os efeitos se multiplicam geometricamente. Ter uma escola dentro do local de trabalho estimula a aprendizagem”, explica o presidente do Seconci-DF, Deyr Corrêa.

As aulas acontecem de segunda a quinta-feira e, geralmente, a estrutura é montada no refeitório das obras. Os horários podem ser após o almoço ou depois do expediente, a critério da empresa, como explica a gerente de Capacitação e Educação da entidade, Luciana Borges. “Tentamos adaptar o ensino à realidade do canteiro para que, mesmo diante das dificuldades, os trabalhadores possam aproveitar a oportunidade de aprender”, conta Luciana.

A empolgação dos alunos é visível pelo reconhecimento e as mudanças que acontecem no dia a dia. “O que mudou foi que, antes eu não sabia nem escrever meu nome, e agora consigo. O próximo passo é aprender a fazer contas”, comemora Francisco Lopes Soares, 45 anos, aluno e servente. Ele será o orador da turma que, este ano, terá 61 alunos certificados.

Números: em 24 anos de programa, foram cerca de 12 mil atendimentos prestados.

Serviço:

28ª Formatura de Alfabetização e Primeiro Segmento do Ensino Fundamental