Sinduscon-DF se reúne com conselhos comunitários

Carolina Araújo

Na última semana, o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos e os vice-presidentes, Roberto Botelho, Adalberto Júnior e João Accioly participaram de um encontro com representantes dos conselhos comunitários do Lago Sul, Lago Norte e Park Way. Na pauta, o comércio em áreas residenciais.

Adalberto relatou que os conselhos convocaram o Sinduscon-DF para que dê apoio em relação a um ponto da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) que autoriza empresas a se instalarem em áreas residenciais no Lago Sul e pontuaram as razões para que isso não deva acontecer.

Segundo Adalberto, a LUOS autoriza que as áreas residenciais da região sejam ocupadas por escritórios de arquitetura, engenharia e contabilidade, porque não incomodam os vizinhos com muita movimentação e barulho. “Os conselhos são contra e não houve um consenso”, destacou.

João Accioly explicou que os conselhos já se organizam há um tempo para ganhar a representatividade das comunidades, mas que eles ainda não têm voz dentro de algumas entidades do governo, como o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). “Eles perceberam que o Sinduscon-DF tem um espaço que pode ser muito bom e uma comunicação aberta com o governo”, acrescentou.

Accioly ressaltou que a intenção dos conselhos foi de se conhecerem e identificar formas de trazer melhorias para o bairro e a comunidade, pontuando que existem exageros de empresas de grande porte que se instalam nas áreas residenciais, aumentam o fluxo de veículos, consumo de água e energia acima do planejado. Nestes casos, os conselhos têm interesse em intervir para que isso não ocorra.

Agora, o Sinduscon-DF pretende realizar uma reunião interna para decidir se associados e diretoria estarão de acordo com o pleito apresentado pelos conselhos.

Enviar mensagem no WhatsApp