CANTEIRO SEGURO: Campanha conjunta do Sinduscon-DF e Seconci-DF estreia nesta sexta-feira (17)

José Sidney Rocha
Assessoria de Comunicação Social do Senconci-DF

Para dar início à campanha Canteiro Seguro, iniciativa conjunta do Sinduscon-DF e Seconci-DF, que busca sensibilizar os trabalhadores e empresários sobre a importância dos cuidados com a saúde e segurança no trabalho nos canteiros de obra, o tema de abertura é “Calor e baixa umidade: como se prevenir durante o trabalho?”.

O gerente de medicina do Seconci-DF, doutor Daniel Honda, alguns cuidados devem ser tomados pelos trabalhadores da construção civil. “Nessa época do ano, Brasília acaba tendo índices de umidade bem baixos, muitas vezes, menores do que 10%. Isso deve ser um alerta para que haja cuidados com a saúde durante o dia a dia de trabalho”, explica o doutor Daniel.

Tomar bastante líquido, evitar excesso de exposição ao sol e usar protetor solar são alguns cuidados extras que precisam ser tomados pelos trabalhadores dentro do canteiro de obra, como afirma Daniel. Ele ressalta que os trabalhadores devem evitar permanecer debaixo do sol desnecessariamente. As empresas devem buscar condições de trabalho com a menor exposição solar possível em períodos como estes. “Dentro dos canteiros, as condições inerentes à construção civil exigem a exposição dos trabalhadores ao sol. No entanto, cabe às empresas tornarem o ambiente confortável durante o desempenho das atividades para que essa exposição não afete a saúde”, finaliza Daniel.

Veja como você pode contribuir para diminuir a sensação de baixa umidade e de calor dentro do seu ambiente de trabalho:

• Tome bastante água (mínimo 2 litros);
• Evite exposição desnecessária ao sol ou nos horários com maior incidência de raios solares (das 10h às 16h);
• Passe protetor solar e sempre esteja com seus Equipamentos de Proteção.