Ordem de serviço para a construção do viaduto Luiz Carlos Botelho é assinada

A manhã desta segunda-feira (21) foi especial para o setor da construção civil, especialmente para o Sinduscon-DF. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou ordem de serviço para o início da construção do viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), que levará o nome do ex-presidente do sindicato, engenheiro Luiz Carlos Botelho.

“Esta é uma justa homenagem ao empresário, honrado, referência de ética e competência em Brasilia, presidente do Sinduscon, um grande pai e amigo que foi”, afirmou o secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Luciano Carvalho.

Segundo Luciano, o viaduto é uma demanda antiga dos moradores do Sudoeste, mas todos que passam pela EPIG, sentido eixo monumental ou inverso, serão beneficiados. O secretário destacou que a obra será executada no prazo máximo de 15 meses, no valor de R$ 26 milhões.

Pedro Henrique Ferreira, filho de Luiz Carlos Botelho, que atua como vice-presidente do Sinduscon-DF, fez um discurso emocionante durante o evento. “O grande pai, o engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira, desbravou aqui, como pioneiro dessa cidade seus primeiros dias como profissional da engenharia. Culminando, ainda em vida, após 60 anos de dedicação à nossa cidade, com o título de cidadão honorário de Brasília”, contou.

Pedro relembrou as icônicas obras construídas pelo pai na capital como Clube do Exército e os viadutos que interligam a W3 Norte e Sul. “Ele era um homem à frente do seu tempo e assim construiu sua vida. Construiu, sobretudo, um legado para essa cidade, sempre na incansável busca do bem comum”, destacou.

Ainda durante o discurso, Pedro Henrique afirmou que se o pai aqui estivesse, estaria irradiante, não só pela belíssima homenagem, mas por ver resgatado o prestígio de engenheiros e arquitetos. “Neste sentido, como engenheiro que sou, gostaria de agradecer ao governador por permitir a continuidade do desenvolvimento do nosso trabalho, lançando novas obras e promovendo condições adequadas para sua execução”, salientou.

Com a palavra, o governador Ibaneis Rocha contou que aprendeu muito com Luiz Carlos Botelho, quando ainda estava na OAB. “Hoje é um dia feliz. Começamos a segunda com uma das obras mais importantes que vão acontecer. Significa muito para destravar o trânsito. Tenho certeza que essa homenagem não é só justa, mas merecida. Tenho certeza que Luiz está alegre hoje”, ressaltou.

Ibaneis Rocha aproveitou para agradecer às empresas e às entidades. “Sem vocês, não conseguiríamos avançar”, finalizou.