Sinduscon-DF recebe secretário de Infraestrutura e presidente do Metrô-DF

Patrícia Figuerêdo

A reunião ordinária da diretoria do Sinduscon-DF desta terça-feira (4) contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos do DF, Julio Peres, e do presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado. Na ocasião, as autoridades reafirmaram o compromisso com os empresários do setor da construção civil, além de apresentarem projetos de obras que serão executadas durante a atual gestão.

O presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, ressaltou que a rede ferroviária é fundamental. “Brasília tem um problema de mobilidade. A solução está nos transportes de alta capacidade, ou seja, nos trilhos”, apontou. Ele apresentou 24 licitações e garantiu que elas acontecerão nos próximos nove meses. Pela primeira vez, haverá uma licitação para o Programa de Desenvolvimento de Transporte sobre trilhos. “Foi assinado na semana passada. É algo histórico”, celebrou.

O presidente do órgão assegurou que as 24 licitações são 100% transparentes e vão garantir a competitividade das empresas que participarão, além de gerar empregos e, consequentemente, renda. “Serão 1,6 mil trabalhadores diretos e 3,2 mil indiretos”, pontuou. Até o final de 2018, a expectativa é de que as obras de engenharia e expansão do metrô estejam concluídas. Segundo Marcelo Dourado, serão 9,5km de trilhos.

Com a palavra, o secretário Julio Peres ressaltou que o órgão tem buscado dar atenção aos pequenos e médios construtores. “Enviamos propostas para retomar obras de parquinhos, PECs e quadras de esporte. Queremos atender às demandas com o olhar nos pequenos empresários”, frisou. Ele também destacou que tem trabalhado para tornar os contratos cada vez mais transparentes. “Já estamos atualizando nosso portal para que a população tenha acesso a todos os detalhes sobre as obras”, afirmou.

As principais obras que estão em licitação ou a licitar foram destacadas em uma explanação do subsecretário de Gerenciamento de Recursos da secretaria, Guilherme Nery. No plano apresentado, há projetos que englobam calçadas, asfalto, parques, túneis, drenagem, viadutos, ciclovias, entre outras.

Com a apresentação de algumas das obras previstas para a cidade, o secretário Julio Peres reafirmou o compromisso do governo com a cultura, destacando os projetos para o espaço Renato Russo e Concha Acústica. Ele também garantiu o comprometimento com a área ambiental e citou a recente cessão de terreno para área de destinação de entulhos da construção civil.

O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, agradeceu a presença dos convidados e aproveitou para destacar a importância dos prazos. “As obras envolvem diversas áreas e, se não forem cumpridas conforme o tempo determinado, vão interferir uma na outra”, pontuou. Segundo ele, esse é só o primeiro programa de obras. “Como maior entidade representativa da construção civil no DF, precisamos participar ativamente dos trabalhos”, afirmou o presidente do sindicato.

Enviar mensagem no WhatsApp