Entulhos da construção civil terão pontos regulares para despejo

Patrícia Figuerêdo

Estes serão os primeiros espaços específicos para a destinação do lixo do setor

Cerca de seis mil toneladas de lixo provenientes da construção civil são descartadas, diariamente, em Brasília. Mesmo com a grande quantidade de resíduos gerados pelo setor, o DF não contava com um local específico para a destinação dos entulhos. Na última semana, foi assinado um termo de cessão de terreno que contempla duas obras para esse fim. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) aguardava há seis meses os trâmites para a liberação das áreas.

Um dos terrenos cedidos está localizado em uma fazenda em Sobradinho e será uma Área de Transbordo, Triagem e Reciclagem de Resíduos (ATTR). Já o outro, no Núcleo Bandeirante, funcionará como um Ponto de Entrega Voluntária (PEV). Estes serão os primeiros espaços específicos para a destinação do lixo da construção civil.

O vice-diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Sinduscon-DF, Luciano Alencar, destaca que os terrenos vão atender a demandas antigas do setor. “Hoje, os resíduos da construção são despejados no lixão, localizado no Jóquei. Agora, além de termos locais específicos para os despejos, ainda há possibilidade de reaproveitamento dos materiais”, destaca.

O SLU ressalta que, só em 2014, foram recolhidas 722 mil toneladas de resíduos da construção civil em Brasília. Cerca de 65% desse total estava depositado em mil pontos irregulares da cidade. O Sinduscon-DF acredita que as áreas de transbordo e pontos de entrega voluntária serão fundamentais para reduzir o número de áreas clandestinas.

PEV x ATTR

Vale ressaltar que o PEV é uma área de transbordo e triagem de pequeno porte e receberá resíduos da construção civil (até 1 m³), volumosos (móveis), galhadas, além de materiais da coleta seletiva e óleo de cozinha utilizado. Já a ATTR é um local mais amplo, onde são feitas separações de lixo para reciclagem ou reutilização.

A partir da assinatura do termo de cessão de terreno, o SLU tem dois anos para dar início às obras. Enquanto isso, a autarquia ressalta que os resíduos recebidos nos pontos de entrega serão levados para o Lixão do Jóquei, único local autorizado no DF, atualmente. Os recicláveis serão entregues às cooperativas de catadores.

Quando forem instaladas as Áreas de Transbordo, Triagem e Reciclagem de Resíduos, os despejos da construção civil poderão ser encaminhados para as mesmas. Hoje, o DF conta com quatro ATTRs, mas nenhuma é específica para entulhos de obras.

Enviar mensagem no WhatsApp