Cbic discute ética e conformidade legal com o setor da construção

Assessoria de Comunicação Social da Cbic

Discutir sobre ética no meio empresarial não deveria ser algo inovador. Hoje, as grandes empresas aumentam a competitividade e viabilizam negócios graças ao respeito a práticas éticas no mercado. Com a intenção de disseminar tais atitudes, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) consolida ainda mais os conceitos de ética e conformidade legal no setor da construção. Em maio deste ano, a Cbic deu um primeiro passo: lançou o Projeto Ética e Compliance na Construção e assinou um compromisso com o Pacto Global/ONU.

O presidente da Cbic, José Carlos Martins, explica que “o setor quer consolidar práticas e estabelecer novos marcos de transparência, ética, responsabilidade social e sustentabilidade.” O Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc/Cbic) produziu um planejamento estratégico que irá disseminar o projeto em todo setor de agosto de 2015 a maio de 2016. “O projeto de compliance posiciona a Cbic e ajuda a separar o joio do trigo. Além disso, a sociedade pede um posicionamento do setor da construção”, reforça a presidente do Fasc/Cbic, Ana Cláudia Gomes.

Algumas ações planejadas pela Cbic são: realização de pesquisa com associados para identificar os principais dilemas éticos enfrentados na construção civil; disseminação do projeto em todas as organizações associadas; suporte às iniciativas globais, como um guia de boas práticas; atualização do Código de Conduta da Cbic; e desenvolvimento de programas de capacitação em ética e compliance.

“Vai começar um grande trabalho para nivelar o conhecimento sobre ética e compliance. Queremos construir um guia que facilite a implementação em cada uma das empresas interessadas”, completa a presidente do Fasc/Cbic.