Revisão do Sinapi é apresentada para Diretoria do Sinduscon-DF

Larita Arêa

A Reunião de Diretoria desta terça-feira (5), no Sinduscon-DF, contou com a participação da gestora do Sistema Sinapi da Caixa Econômica Federal, Tatiana de Oliveira.

Durante a visita, foram esclarecidas dúvidas sobre a metodologia de cálculo dos insumos e as novas composições do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), que se encontra em fase de revisão.

Segundo Tatiana, cerca de 1.250 novas composições foram incorporadas ao sistema, onde 18 grupos já foram aferidos. “Entre os insumos calculados, estão: material, mão de obra e equipamentos. É importante ressaltar que, em alguns casos, torna-se necessário utilizar duas composições ou mais. Ao construir uma casa, por exemplo, o ideal é usar três composições: uma para a cozinha, outra para a sala e uma terceira para o banheiro. Se não fizer assim, o orçamento final dos insumos dará muita diferença”, explicou.

Para o primeiro vice-presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlo Ferreira, a participação da gestora na reunião foi fundamental para desmistificar o cálculo do Índice da Construção Civil, além de mostrar transparência no processo. “Essa visita nos proporcionou uma visão evolutiva do que a Caixa Econômica tem buscado alcançar com relação às empresas de Construção Civil do Brasil. Essa transparência nos permite o aperfeiçoamento, de modo a extinguir, nos órgãos de governo, a constante visão de superfaturamento em obras públicas”, destacou.

A revisão do Sinapi apresenta as seguintes novidades: Catálogos de composições analíticas (atualizado em fevereiro de 2014); Consulta pública (todos os grupos aferidos ficam 60 dias em consulta pública para serem finalizados); Cadernos técnicos das composições aferidas; Relação das composições aferidas; e Manual de metodologias e conceitos.

As informações do Sinapi são públicas e podem ser acessadas no site da Caixa Econômica Federal. Além desses dados, as instituições públicas podem firmar convênio com o banco para ter acesso a funcionalidades adicionais.

Clique aqui para acessar a apresentação.