Inscrição para o Comitê de Gestão Participativa do Pdot termina em 28 de fevereiro

Leandro Cipriano
Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh)

Termina em 28 de fevereiro o prazo para a população se credenciar no Comitê de Gestão Participativa (CGP) do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (Pdot). O objetivo do colegiado é garantir a participação da sociedade civil organizada no planejamento e gestão do território do DF, no âmbito do processo de revisão do Plano Diretor.

O credenciamento já tinha sido prorrogado por seis meses e ainda está disponível no site do Pdot. As inscrições são feitas exclusivamente por meio eletrônico e o prazo vai até às 18h da data limite.

O alerta para o fim do prazo é voltado especialmente a alguns segmentos da sociedade que ainda não se candidataram ao CGP. Entre eles, as comunidades tradicionais, quilombolas ou ciganas; comunidades indígenas; população em situação de rua; civis que atuam com transporte e mobilidade; representantes de movimentos de igualdade racial; população LGBTQI+; migrantes, imigrantes, apátridas e refugiados.

Ao todo, podem participar do comitê: 12 membros de movimentos sociais e coletivo; cinco representantes de organizações não governamentais e entidades da sociedade civil; dois membros de cooperativas e associações; cinco representantes do setor empresarial; dois representantes para as profissões de produtores rurais e arquitetura e urbanismo; e quatro membros de entidades acadêmicas e de pesquisa.

Para mais informações sobre as regras e os critérios de seleção para formar a CGP, confira a retificação do Edital de Chamamento Público n° 02/2020, publicada em fevereiro no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Em caso de dúvidas, os interessados podem pedir por mais esclarecimentos pelo e-mail cgp.pdot@seduh.df.gov.br.