Menos burocracia, mais desenvolvimento

O excesso de burocracia para a construção e aquisição de casa própria no Brasil aumenta em até 12% o valor final do imóvel para o proprietário. O prazo de entrega também pode dobrar por conta desse fator. É o que revela um vídeo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).

O conteúdo destaca que os nós da burocracia estão nos licenciamentos, no registro de imóveis e nas leis, e que as estruturas não acompanharam o desenvolvimento do setor. Em 10 anos, o crédito imobiliário cresceu mais de 40 vezes. Com menos burocracia, o setor da construção terá condições de fazer bem, mais rápido e mais barato.

O estudo “O custo da burocracia no imóvel”, lançado pela entidade no ano passado, serviu de base para o vídeo. A pesquisa sugeriu oito proposições para reduzir os custos da burocracia e aumentar a segurança jurídica, buscando um ambiente de negócio mais estável para o setor imobiliário. Revisão da legislação ambiental e divulgação das melhores práticas na aprovação de projetos foram alguns dos pontos destacados.

Assista ao vídeo:

Enviar mensagem no WhatsApp