Vendas de imóveis no DF apresentam perspectiva otimista, mostra Pesquisa IVV

Assessoria de Comunicação: Sinduscon-DF, Ademi-DF e Sebrae

Empresários, compradores e vendedores de imóveis contam, agora, com um referencial para auxiliar no planejamento de estratégias de mercado. Pesquisa inédita lançada hoje (26), em Brasília, comprova com dados estatísticos que o mercado imobiliário do Distrito Federal apresenta boas perspectivas de vendas. O ritmo de negócios está sendo retomado paulatinamente e o Índice de Velocidade de Vendas (IVV) está bem próximo do que é considerado ‘realista’ para o mercado imobiliário.

A Pesquisa IVV - Índice de Velocidade de Vendas do Setor Imobiliário do Distrito Federal acompanha, mensalmente, desde dezembro último, o ritmo de vendas de imóveis novos nas várias regiões administrativas do DF, considerando lançamentos e em oferta. A amostra é bem expressiva, abrangendo aproximadamente 45% do mercado local (25 empresas de cerca de 60 incorporadoras). A cada mês, a proposta é ampliar a abrangência da amostra. A empresa Opinião Consultoria é responsável pela coleta, tabulação e análise das informações, obtidas junto às incorporadoras que aderiram voluntariamente ao projeto.

O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, destaca que o objetivo é alcançar 100% do mercado imobiliário, até o final do ano. “Teremos construído um fator fundamental para decisão de governo, compradores e vendedores”, aponta. O presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz, acrescenta que o IVV é a realização de um sonho. “Essa ferramenta formal mostra a importância que o setor imobiliário tem na cadeia produtiva do DF”, afirma.

Os dados mais recentes da Pesquisa IVV do Distrito Federal referem-se a maio, quando o IVV dos imóveis residenciais chegou a 4,4%. O índice é muito positivo, uma vez que o indicador considerado como balizador do mercado imobiliário é de 5%. A iniciativa é uma parceria entre Sinduscon-DF, Ademi-DF e Sebrae-DF.

Fonte de consulta para compradores e incorporadores de imóveis

A pesquisa do IVV é útil tanto para compradores quanto para incorporadores de imóveis. O estudo foi estruturado para tornar-se um referencial, uma fonte sólida e confiável de informações com base técnica para os compradores e todos os envolvidos com o setor imobiliário, bem como as autoridades públicas do DF. Até então, não havia dados consolidados deste importante mercado, gerador de negócios, empregos e renda, em que se destacam as pequenas empresas.

Com a pesquisa, que pode ser acessada nos sites das entidades realizadoras, os compradores terão acesso a informações úteis para planejar com mais consistência a realização do sonho da casa própria ou a compra do escritório ou loja. O comprador terá uma noção mais sólida sobre os preços das ofertas de imóveis por região administrativa; onde há mais ofertas de apartamentos com 1, 2 ou mais quartos; se o mercado imobiliário caminha para uma alta, estabilidade ou baixa em vendas e preços, entre outras informações.

O empresário do setor imobiliário receberá informações essenciais sobre o mercado, que permitirão planejar futuros empreendimentos no DF, podendo analisar quais as melhores plantas de imóveis a serem lançadas em determinadas regiões, de acordo com o comportamento da oferta e das vendas, por exemplo.

e confira a Pesquisa IVV.