Seminário busca reduzir casos de acidentes no trabalho

Para diminuir a incidência de acidentes, mortes e doenças resultantes do trabalho, a Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro), em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF), promove o XXIV Seminário de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho do DF. O evento, que também conta com a parceria do Sinduscon-DF, começou hoje, 27, e terminará amanhã, sempre no período da tarde.

O curso visa disseminar conhecimentos sobre Segurança e Saúde no Trabalho, além de apresentar pesquisas da Fundacentro e de outras entidades nacionais e internacionais na área. No ano passado, cinco trabalhadores da Construção Civil morreram em canteiros de obras. Neste ano, em apenas oito meses, esse número já foi igualado.

Leoclides da Cunha, representante da Fundacentro, abriu o evento agradecendo a participação do público. “Normalmente, se dá a última palavra para a pessoa que comanda a mesa, mas quero representar cada um de vocês nessa fala. Vocês são as pessoas mais importantes desse evento, que irão colocar na prática tudo o que será dito aqui”, agradeceu.

Com público expressivo de jovens do curso técnico de Segurança do Trabalho, a abertura do evento contou com a participação de líderes das entidades parceiras. O representante do Senac-DF, Pedro Ivo Paulino, ressaltou a importância do acontecimento. “Todo e qualquer profissional surge após o estudo. Primeiro se estuda, depois o profissional é formado. Fico muito feliz de ver tantos jovens participando”, comemorou.

Para o diretor de Política e Relações Trabalhistas do Sinduscon-DF, Izidio Santos, a parceria do sindicato com a Fundacentro mostra o cuidado que o setor tem com o trabalhador. "É muito bom ter como parceira uma instituição que investe na qualidade de vida dos profissionais. A Construção Civil pede esse cuidado devido ao cenário atípico do setor. Ver essa quantidade de estudante do curso técnico de Segurança do Trabalho só revela que estamos próximos de mudar o atual cenário”, ressaltou.

Segundo a organização, cerca de 280 pessoas compareceram à abertura, no auditório do Senac, e participarão de palestras e atividades voltadas para a prevenção de acidentes durante o serviço. O seminário encerra-se nesta quinta, com coffee break e apresentações musicais.

Enviar mensagem no WhatsApp