Mudanças no FGTS podem prejudicar orçamento plurianual para habitação, saneamento e infraestrutura

Assessoria de Comunicação da Cbic

Em matéria publicada nesta quinta-feira (15/12), no jornal O Globo, o presidente da Cbic, José Carlos Martins, alerta que o orçamento plurianual do FGTS para habitação, saneamento e infraestrutura pode ser prejudicado, com a decisão do governo de permitir que os trabalhadores saquem recursos de suas contas para pagar dívidas. O Fundo prevê investir nessas áreas RS 330,9 bilhões até 2020. O valor, aprovado pelo Conselho Curador, destacou, não considera saques excepcionais. “O orçamento futuro do FGTS pode ficar comprometido. R$ 30 bilhões não é qualquer troco”, afirmou.

Sobre a questão do saque do FGTS para pagar dívidas, a matéria destaca, segundo Martins, que o governo petista autorizou o uso dos recursos do FGTS como garantia em crédito consignado, justamente para ajudar os trabalhadores a pagar suas dívidas. No entanto, como os juros nessas operações foram limitados a 3,5% ao mês e os bancos só podem pôr a mão no dinheiro no caso de demissões, não há interesse no setor financeiro. Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), José Romeu Ferraz Neto, a medida, se for implementada no âmbito do pacote de estímulos à economia, prejudicará o próprio trabalhador, que terá diminuída sua poupança em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria.

Clique aqui para acessar a íntegra da matéria.

(Com informações do jornal O Globo)