Cbic premia cinco projetos que conectam ideias e pessoas na missão de construir o futuro

Assessoria de Comunicação da Cbic

A Cbic, com a correalização do Senai Nacional, e parceria do Sistema Confea, Crea e Mútua, realizou no dia 14 de dezembro, no Clube de Engenharia, em Brasília, evento comemorativo de entrega do 21º Prêmio Cbic de Inovação e Sustentabilidade aos vencedores de 2016 e celebração do Dia do Engenheiro. De iniciativa da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da entidade, o evento premiou cinco projetos reconhecendo o diferencial dos participantes nas categorias Pesquisa Acadêmica, Materiais e Componentes; Sistemas Construtivos, Gestão da Produção de P&D e Tecnologia da Informação para a Construção (TICs).

O evento contou com a presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, do setor da construção, da academia e da imprensa. Dentre eles, o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB/PE); a secretária Nacional de Habitação do MCidades, Maria Henriqueta Arantes, e os deputados federais Duarte Nogueira (PSDB/SP), Jorge Corte Real (PTB/PE), Evandro Roman (PSD/PR), Alfredo Kaefer (PSL/PR), Carlos Marun (PMDB/MS), Edinho Bez (PMDB/SC) e João Carlos Bacelar (PR/BA).

Confira os vencedores:

Categoria Pesquisa Acadêmica
1º Lugar – Argamassas de revestimento com resíduos para isolamento térmico, da Labitecc, Universidade Federal de Goiás (GO)
2º Lugar – Novo Aditivo Incorporador de ar biodegradável de alta performance, da Universidade Federal de Ouro Preto (MG)
3º Lugar – Composição para fabricação de dormentes de concreto reforçado com fibras, da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)

Categoria Materiais e Componentes

1º Lugar – Sistema regulável de proteção contra queda de colaboradores para trabalhos em altura na construção civil, da Universidade Estadual de Maringá (PR)
2º Lugar – Utilização do Agregado Siderúrgico na Pavimentação Asfáltica de Empreendimentos Residenciais, da MRV Engenharia
3º Lugar – Pavers Sustentáveis com rejeito de barragem de Minério de Ferro, da Universidade Federal de Ouro Preto (MG)

Categoria Sistemas Construtivos
1º Lugar – Desenvolvimento de Sistema Construtivo Light Wood Frame destinado à construção de edificações multifamiliares de até quatro pavimentos, da TECVerde Engenharia
2º Lugar – Sistema Construtivo Modular Industrializado, da Modulare Engenharia