Vendas de imóveis residenciais no DF têm leve alta em outubro

Profissionais do Texto
Assessoria de Imprensa da Ademi-DF

Levantamento mostra que em outubro as vendas de imóveis residenciais no Distrito Federal tiveram incremento em relação ao mês anterior e um salto na comparação com o mesmo período de 2015. O Índice de Velocidade de Vendas (IVV), em setembro, foi de 4,5%. Em outubro, subiu para 5,2%.

”Em outubro do ano passado, o IVV foi 3,4%, o que indica que está havendo recuperação das vendas do mercado imobiliário nos últimos 12 meses. É uma recuperação gradual, mas tem proporcionado perspectivas otimistas para o setor”, afirma Paulo Muniz, presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF).

O otimismo se justifica, afinal o setor considera que um IVV na casa dos 5% representa uma velocidade adequada para a venda de um empreendimento imobiliário. No 2º trimestre de 2016, o IVV médio dos imóveis residenciais é de 5,4%, o que reforça esta sinalização positiva.

“É uma boa hora para comprar imóveis no DF. Os preços estão em patamares acessíveis à população e ainda assim há muitas empresas que estão oferecendo mais descontos neste final de ano. Além disso, as condições do financiamento bancário, como as da Caixa, estão bem melhores, com maior limite a financiar e juros menores. No DF, o limite de financiamento subiu de R$ 750 mil para R$ 950 mil por imóvel”, informa Muniz.

A Ademi-DF, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), e com apoio do Sebrae-DF, apura mensalmente a Pesquisa IVV, que mede a velocidade das vendas dos imóveis residenciais e comerciais no DF. A empresa Opinião Informação Estratégica é responsável pela coleta, tabulação e análise das informações, obtidas junto às empresas que aderiram voluntariamente ao projeto.

IVV dos imóveis residenciais no DF

Dados da pesquisa

A pesquisa do IVV tem o objetivo de aferir os negócios de imóveis novos residenciais e comerciais no DF e se a velocidade com que são vendidos está de acordo com as expectativas. Há, portanto, um IVV para imóveis residenciais e um IVV para imóveis comerciais. O IVV dos imóveis residenciais em setembro foi de 5,2% e o IVV dos comerciais foi de 2,1%.

Em outubro, foram ofertadas 4.587 unidades residenciais e vendidas 238 pelas empresas que participaram da Pesquisa IVV; também foram ofertadas 1.585 unidades comerciais e 33 imóveis vendidos. As quantidades de imóveis informadas se referem aos negociados pelas empresas participantes da pesquisa e não representam o total de imóveis em oferta ou negociados em todo o DF. Os percentuais informados podem ser projetados para representação de todo o mercado imobiliário do DF.

Valor do m² imóveis residenciais

Entre várias informações do mercado imobiliário do DF, a pesquisa aponta a variação do preço ofertado por m² dos imóveis residenciais em cada região, em outubro. Na Asa Norte foi registrado o maior valor de oferta: R$ 15.096,77; o mais baixo foi ofertado em Santa Maria – R$ 3.647,52. O valor médio do m² no DF em setembro ficou em R$ 7.925,00.

IVV comercial

O gráfico a seguir mostra a evolução do IVV dos imóveis comerciais. Clique aqui e acesse a pesquisa na íntegra.

Enviar mensagem no WhatsApp