Brasil e Estados Unidos realizam primeiro fórum para troca de experiências em infraestrutura

Assessoria de Comunicação da Cbic

Os governos do Brasil e dos Estados Unidos realizaram nesta quinta-feira (08/12) a primeira edição de um fórum para troca de experiências em desenvolvimento de infraestrutura. O encontro integra as atividades previstas no Memorando de Cooperação Bilateral para o Desenvolvimento de Infraestrutura entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, assinado em março de 2016. O objetivo é aumentar a participação do setor privado em projetos de infraestrutura de ambos os países. O setor privado americano foi convidado para compartilhar seus conhecimentos, fornecer dados sobre as melhores práticas globais, construir relacionamentos com as principais autoridades brasileiras e conhecer as oportunidades em projetos de infraestrutura no Brasil. Participaram do evento representantes de instituições governamentais e de entidades do setor privado de ambos os países.

Para o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, o objetivo é atrair investidores dos EUA para as concessões de infraestrutura do país. “Nosso objetivo é ter empresas americanas detentoras de concessões na área de infraestrutura”, explicou. Neste sentido, Oliveira destacou que o governo está criando ações para facilitar a participação estrangeira nas concessões, como a ampliação do prazo entre lançamento de edital e a realização de leilões; a publicação de editais em inglês; a diminuição de exigências de comprovações para facilitar a participação de empresas novas no mercado, além da realização de roadshows internacionais em busca de encontrar as empresas para novas parcerias.

A embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde, disse que os americanos estão “muito entusiasmados com a possibilidade de fazer parcerias em infraestrutura” e que o mais importante nesse memorando de entendimento é “o compartilhamento de informações entre os setores público e privado dos dois países.” Representantes do Departamento de Comércio dos EUA e da Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos participaram do encontro acompanhados por parceiros dos departamentos americanos do Tesouro, dos Transportes e de Estado.

(Com informações do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão)