Alunos de ouro visitam Sinduscon-DF

Patrícia Figuerêdo
Assesoria de Comunicação
 Social do Sinduscon-DF

Estudantes garantiram primeiro lugar no desafio Casa Popular Inteligente, da Olimpíada do Conhecimento

Um container de 40m² transformado em moradia. Foi este projeto que garantiu o ouro aos alunos do Senai-DF, no desafio Casa Popular Inteligente, da Olimpíada do Conhecimento, em 2016. A reunião da Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF) desta sexta-feira (9) recebeu os estudantes e instrutores vencedores da competição. Na oportunidade, eles detalharam as tecnologias empregadas na construção da residência.

Conforme explicou o instrutor de Ensino Superior do Senai-DF, Fabrício Barcellos, o desafio era construir uma casa popular sustentável, com acessibilidade para cadeirante, no valor máximo de R$50.000,00. O projeto deveria contar com materiais de construção alternativos, móveis multifuncionais, reaproveitamento e aquecimento solar de água, geração solar de energia elétrica conectada à concessionária, bem como tecnologias de automação para conforto e segurança.

Segundo Barcellos, a escolha e procura por projetos em containers ainda não é comum no Brasil. “É preciso divulgar suas vantagens e passar credibilidade ao público que deseja construir”, defendeu. Para ele, o desafio mostrou que é possível manter padrões de segurança e normatizações em construções com métodos alternativos. Vale ressaltar que a caixa metálica passou por um retrofit e foi adaptada para receber tratamento térmico e acústico, corte de portas e janelas, além de revestimentos internos e externos.

A casa, que já estava 70% pronta para a competição, foi finalizada em 18h, por oito alunos, supervisionados por oito professores. Para o estudante Wanderson Teixeira, fazer parte do projeto foi uma grande realização. “Normalmente, trabalhar em grupo com quem você não conhece é difícil, mas a união da equipe foi excepcional e garantimos este excelente resultado”, comemorou. Cada competidor ficou responsável por uma área específica no desafio, entre automação, elétrica, pintura e hidráulica. Teixeira trabalhou com a parte de construção e alvenaria.

A coordenadora do Instituto Senai de Tecnologia (IST), Célia Leitão, afirmou que o projeto é um prenúncio do futuro. “Este protótipo da Arquitetura, além de ser uma residência econômica e sustentável, é auto-suficiente no quesito de energia e captação de água”, exemplificou.

O diretor de Materiais, Tecnologia e Produtividade do sindicato, Dionyzio Klavdianos, colocou-se à disposição para trabalhar em conjunto com a entidade em busca de avanços técnicos no protótipo da casa. “Habitação de padrão popular e sustentável é um tema relevante para o futuro do setor”, disse. Ao final, os participantes puderam tirar suas dúvidas acerca do tema.

Tecnologias empregadas no projeto são apresentadas no Sinduscon-DF

Enviar mensagem no WhatsApp