Mobilização popular para decidir o futuro de Brasília

Mobilização popular para decidir o futuro de Brasília
Compartilhe:


Assessoria de Comunicação da Cbic e do Sinduscon-DF

Projeto "O Futuro da Minha Cidade" será lançado hoje (17), às 18h, no auditório do Sinduscon-DF

Lideranças comunitárias e empresariais, representantes de associações de classe, instituições de ensino superior, organizações não-governamentais, formadores de opinião e os moradores de Brasília fazem parte do grupo de pessoas convidadas a participar do evento de lançamento do projeto “O Futuro da Minha Cidade”, destinado a identificar e definir parceiros potenciais para o desenvolvimento do projeto na região. “A participação do cidadão é fundamental: ele deve ser o protagonista, e não refém da mudança. Sua participação começa desde a definição da vocação da cidade até o monitoramento das políticas públicas”, afirmou o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins.

A ideia é sensibilizar as principais lideranças locais, mostrando que é possível uma parceria entre a sociedade e o governo local, onde o projeto é apresentado, de forma a assegurar o crescimento da cidade com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “O Futuro da Minha Cidade” é coordenado pela  Cbic, com a correalização do Sesi Nacional e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

O programa propõe que a sociedade esteja mobilizada para assumir o papel de protagonista na gestão da cidade, encaminhando soluções inovadoras para a sustentabilidade urbana. A principal característica é a participação voluntária de pessoas interessadas na gestão de onde mora, com uma visão de traçar o futuro. A intenção é planejar e formar alianças, harmonizando ações locais de iniciativa da sociedade e o trabalho do poder público.

Como você quer sua cidade daqui a 20 anos? A provocação convida a uma reflexão dos participantes que devem também ser parte interessada e que serão provavelmente afetados pelo resultado de um eventual crescimento desordenado pelas próximas décadas. O encontro em Brasília tem o objetivo de reunir o maior número de pessoas que possam contribuir com o processo, dedicando seus conhecimentos, habilidades e atitudes. 

A Cbic considera que as inovações e os saberes do século 21 convivem com as carências do século 19, como saneamento básico e de moradia digna. O desafio está em conectar esses dois mundos: o das soluções e o dos problemas. Segundo o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, isso só será possível com a união dos diversos setores da sociedade. “Haverá crescimento e desenvolvimento, mesmo que a longo prazo, se cada um dos segmentos avaliarem como estamos e onde queremos chegar”, ressaltou.

Essa preocupação com ações para a cidade que tenham continuidade no decorrer dos anos também é compartilhada pelo ex-prefeito de Maringá/PR, Silvio Barros. ”Nosso projeto apresenta uma proposta de como uma comunidade deve se organizar para desenhar seu futuro, definir o caminho e estabelecer com o poder público local uma parceria construtiva e comprometida com este objetivo. Isso é a essência do projeto", explicou.

Durante o encontro, em Brasília, o ex-prefeito Silvio Barros irá apresentar a experiência exitosa de Maringá-PR. Em 1996, o movimento Repensando Maringá fundou o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem), criado com a finalidade de propor e executar políticas de desenvolvimento econômico, social e planejamento urbano na região.

Com a consultoria do ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros; a participação do presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), Renato Correia; e do diretor-executivo da Open Knowledge Brasil e um dos criadores do Programa Cidades Sustentáveis (Rede Nossa São Paulo), Ariel Kogan; o evento começou há dois anos e já passou por 15 cidades. A última edição foi realizada em Manaus (AM), no dia 6 de outubro. 

Ariel Kogan ressalta que a iniciativa "apresenta um caminho concreto para pensarmos e construirmos uma governança urbana mais alinhada com os principais desafios do século XXI”. 

Para Renato Correia, o projeto “certamente mudará para melhor a qualidade de vida das cidades onde for implementado e também a competitividade, pois estimulará a ampla participação da sociedade no planejamento de longo prazo e na implementação dos projetos estruturantes”. As inscrições podem ser feitas pelo site.

Agenda:
Lançamento do Projeto “O Futuro da Minha Cidade”

Data: 17 de novembro (quinta-feira)
Horário: a partir das 18h
Local: Auditório do Sinduscon-DF (SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 - 3º andar)

 

Voltar
Enviar mensagem no WhatsApp