Norma de Desempenho NBR 15.575/2013 é tema de reunião em Novo Hamburgo

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/Cbic), presidida por Dionyzio Klavdianos, reuniu-se nos dias 19 e 20 de outubro, em Novo Hamburgo (NH), no Rio Grande do Sul. A reunião, que teve como anfitrião o Sinduscon-NH, abordou como tema principal a Norma de Desempenho NBR 15.575/2013 - Edificações Habitacionais.

Tal norma, que completou três anos de vigência no dia 19 de julho deste ano, contribui para avanços na construção civil do país, uma vez que aponta níveis de desempenho mínimos ao longo da vida útil das edificações habitacionais. Ela trouxe consigo uma mudança cultural dentro do setor, pois determina claramente as responsabilidades de todos os envolvidos no empreendimento, desde o fornecedor até o usuário.

O evento contou com duas visitas técnicas: ao Instituto Tecnológico de Desempenho e Construção Civil (ITT Performance), da Unisinos, com sede em São Leopoldo; e à obra do Residencial Chronos, da Athivabrasil,  possivelmente o primeiro no país a realizar um prédio respeitando os critérios superiores da norma.

Na reunião desta quinta-feira (20), coordenada pelo presidente da Comat/Cbic, foram realizadas diversas palestras. Alguns temas abordados foram: Modelagem do diagnóstico da situação inicial e identificação das ações com foco na implementação da Norma de Desempenho; Mudanças no produto – case de sucesso: Kommerling; Primeiro empreendimento brasileiro a atender o nível superior das seis partes da Norma de Desempenho; entre outros. Na ocasião, compareceram representantes da construção civil de todo o país.

Enviar mensagem no WhatsApp