Foco na mente: seminário discute saúde mental dos trabalhadores

Assessoria de Comunicação do Seconci-DF

Discutir questões que envolvem segurança e saúde nunca é demais. E foi por isso que toda a cadeia da construção civil, tanto empresários quanto trabalhadores e autoridades, reuniram-se para debater o tema: Saúde Mental no Trabalho. A abertura do XXVI Seminário de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho do Distrito Federal aconteceu ontem, 21 de setembro, no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e se estende até o final do dia de hoje (22).

O presidente interino da Fundacentro, Amarildo Miranda, falou sobre a banalização dos acidentes e a forma como o tema deve ser implantado e debatido nas empresas. “Não há receita pronta. A questão de segurança e saúde passa pela educação de base. É preciso dimensionar a importância do tema junto ao trabalhador e reforçar questões que podem mudar sua atitude para a prevenção”, ressaltou.

O diretor do Seconci-DF Gustavo de Faria Franco convidou os presentes a conhecerem a entidade e falou sobre o trabalho realizado em nome da segurança e saúde no ambiente de trabalho. “Buscamos a conscientização dos trabalhadores, além de prestar assistência às empresas. Nossa razão de existir é tornar a construção civil um lugar seguro e saudável, onde os trabalhadores possam ter seu ganha-pão e voltar para suas famílias em segurança”, frisou.

Além de estar na organização do seminário, o Seconci-DF disponibilizou uma equipe médica para atender aos participantes durante os dois dias de evento. Quem passar pelo auditório poderá realizar medição de pressão arterial, glicemia, colesterol, peso e altura, além de exames de acuidade visual.

Representando o Sinduscon-DF, compareceu o diretor Égades Veríssimo. "Agradeço a Fundacentro pela oportunidade e espero que possamos ter um trabalho com resultados positivos ao final deste seminário", destacou. Ele aproveitou para convidar os participantes para o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio de 2017, em Brasília.

Durante a abertura do seminário, estiveram presentes o chefe do Centro Regional da Fundacentro-DF, Peniel Pacheco; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores (STICMB), Raimundo Salvador; o integrante do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin 10), Rafael Simões, além de apoiadores das empresas Med Mais, Via Engenharia e UniCEUB.

Enviar mensagem no WhatsApp