Empresários defendem projetos de infraestrutura estratégicos para o setor privado

Em reunião com o presidente Michel Temer, na manhã desta terça-feira (13), o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, defendeu ações do governo no sentido de avançar em projetos que, para a iniciativa privada, são considerados estratégicos da área de infraestrutura. O presidente da CNI disse também ter proposto ao presidente Temer uma modificação do Fundo Constitucional do Centro-Oeste, “para que possa ser aplicado não apenas 20% mas 50% no capital de giro das empresas”. Andrade estava acompanhado de empresários do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, e de integrantes do conselho do Sesi.

Para o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, este “encontro representa uma mudança necessária de atitude, tanto da Presidência da República, em nos receber, quanto dos empresários, em pleitear esses momentos de diálogo, com proposições locais e nacionais, para reingresso do setor produtivo no país".

Ferreira acredita que é preciso resgatar o otimismo, viabilizar os investimentos e promover a retomada dos empregos. "Isso tem que acontecer pelo caminho da viabilidade, com redução da burocracia, que é predadora do horizonte de trabalho", afirmou.

Na ocasião, foram discutidos temas relevantes e importantes para o desenvolvimento das empresas, na área de infraestrutura, investimentos em projetos específicos, como é o caso do aeroporto de Vitória (ES) e do Anel Rodoviário do DF, entre outras questões que afligem os empresários.

“Temos percebido que existe um diálogo muito franco e aberto com o governo federal, e que o governo tem escutado muito os empresários e ouvido posições importantes relativas ao desenvolvimento. Algumas questões trazidas pelos estados têm sido repassadas aos ministros com uma instrução para serem verificadas e, na medida do possível, para que sejam implantadas”, afirmou Robson Andrade.

Reunião aconteceu no Palácio do Planalto

(Com informações da Agência Brasil -