Geoportal: integração e transparência

Governador de Brasília lançou nova tecnologia de gestão territorial, nesta sexta-feira (9)

Uma plataforma digital transparente e inovadora. Assim define-se o Geoportal, tecnologia lançada nesta sexta-feira (9), pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, no Palácio do Buriti. A ferramenta fornecerá aos cidadãos informações sobre o Distrito Federal por meio de mapa on-line, de forma dinâmica e interativa.

Será possível visualizar, por exemplo, dados sobre escolas, ocupação irregular de terrenos, obras públicas em andamento e redes de infraestrutura. “Temos condições de ter no sistema todos os equipamentos públicos do DF, com informações mais detalhadas das escolas, com número de professores e alunos e desempenho escolar. Registro das unidades de saúde, com escala dos médicos, é outro exemplo”, destacou Rollemberg.

Representando o Sinduscon-DF, compareceu o vice-presidente da Indústria Imobiliária, João Accioly. Para ele, a plataforma é uma excelente inovação. “Sempre necessitamos de informações e dados precisos na área urbanística, socioeconômica e, principalmente, de desenvolvimento de projetos. Agora, este material será disponibilizado de forma clara e precisa. É um grande avanço”, comemorou.

Na ocasião, também foi lançado o portal Nós Urbanos, apresentado pelo secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade. A ferramenta reúne projetos de planejamento e gestão urbana do DF. Durante o evento, o governador ainda assinou o decreto para a formalização do envio padronizado de informações por todos os órgãos do governo para inclusão na Infraestrutura de Dados Espaciais do Distrito Federal (IDE-DF). Assim, as informações estarão disponíveis e atualizadas automaticamente no Geoportal. O lançamento ainda contou com a participação de gestores e representantes de vários órgãos do Executivo local.