Norma de esquadrias para edificações segue em consulta pública até o dia 14 de agosto

Assessoria de Comunicação da Cbic

Consta em consulta nacional até o próximo dia 14 de agosto a revisão da ABNT NBR 10821 – Esquadrias para Edificações. Em reunião na última quinta-feira (04/08), na sede da Cbic, a coordenadora da Comissão de Estudo Especial de Esquadrias da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – CEE-191-Esquadrias, Fabíola Rago Beltrame, apresentou aos membros da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat/Cbic) a situação atual da Norma de Esquadria (NBR 10821).

Dividida em cinco partes, Esquadrias externas e internas – Terminologia (Parte 1), Esquadrias externas – Requisitos e Classificação (Parte 2), Esquadrias externas e internas – Métodos de ensaio (Parte 3), Esquadrias externas – Requisitos adicionais de desempenho (Parte 4) e Esquadrias externas – Instalação e manutenção (Parte 5), a norma está relacionada a várias outras normas técnicas entre elas a ABNT: NBR 7199:2016, que trata de Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações; NBR 15575-4:2013 - Edificações habitacionais — Norma de Desempenho (Parte 4): Requisitos para os Sistemas de Vedações Verticais Internas e Externas (SVVIE), e NBR 15737:2009 - Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial - Colagem de vidros com selante estrutural.

Sobre a questão da instalação e manutenção, Fabíola Beltrame destacou os cuidados que a empresa precisa ter com o recebimento e armazenamento das esquadrias. “É preciso prever locais adequados para armazenar os materiais”, destacou Beltrame, ressaltando também a necessidade de que as esquadrias sejam estocadas e protegidas da ação do sol e da chuva, sobre estrados fora do contato com o chão.

Em razão da importância do assunto para o setor da construção, ficou decidido que a Cbic, juntamente com as associações de Alumínio, Aço, PVC e Vidro, desenvolverá um guia de orientação às empresas do setor para a compra certa de esquadria. Também ficou acordado que a CPRT/Cbic fará eventos periódicos sobre o terma Norma Técnica.