Palestra técnica sobre especificações de elevadores é realizada no Sinduscon-DF

Patrícia Figuerêdo

Padronização de projetos e competitividade na construção civil. Foi com base nestes pontos que o engenheiro Luis Mundim ministrou a palestra Especificações de elevadores, na manhã desta sexta-feira (10), no auditório do Sinduscon-DF. O evento foi realizado pela Cooperativa da Indústria da Construção Civil (Coopercon-DF), com patrocínio da empresa Atlas Shindler e apoio do sindicato.

Eduardo Aroeira, representando a Coopercon-DF, deu abertura ao evento. Na ocasião, ele afirmou que a cooperativa, além de auxiliar os cooperados à melhor aquisição de insumos, também se esforça para prestar um serviço de excelência. “Acreditamos que a promoção de cursos e palestras que reforcem o conhecimento sobre temas relevantes para o setor é fundamental. A gente tem buscado isso e, daqui pra frente, será cada vez mais frequente”, garantiu.

O palestrante Luis Mundim, em uma explanação técnica e interativa, citou os padrões dos tipos de elevadores, pontuou acerca das normas relacionadas ao tema, bem como deu exemplos e apresentou soluções de projetos. Um ponto relevante destacado por ele é de que o Brasil tem os melhores preços destes equipamentos.

Na ocasião, Mundim explicou que, antes de iniciar o projeto, deve-se fazer o cálculo de tráfego para identificar a quantidade de elevadores necessários para tal obra. “Todos os prédios, para atender à NBR NM 313, precisam contar com elevadores para pessoas com deficiência”, reforçou o engenheiro.

NBR 5.665 - Cálculo de tráfego; NBR NM 207 - Elevador de passageiros; NBR 16.042 - Elevadores sem casa de máquina e NBR 9.050 - Acessibilidade na obra civil foram outras normas pontuadas pelo palestrante.