Perspectivas do debate sobre Resíduos da Construção Civil e Demolição no DF

Assessoria de Comunicação Abes-DF

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-DF), realizou, na última quarta-feira (01), o debate sobre a Gestão dos Resíduos da Construção Civil e Demolição no DF. O diretor-adjunto do SLU e professor do curso de Engenharia Civil da UnB, doutor Paulo Celso dos Reis, fez parte da mesa de abertura e abriu o debate apresentando a situação atual da gestão de RCC pelo SLU no DF, o plano integrado de gerenciamento, a Lei 4.704/2011 e os Pontos de Entrega de Pequenos Volumes (PEV).

A mesa de abertura foi composta, ainda, pela engenheira civil Thaís Brito de Oliveira, da Superintendência do Patrimônio da União (SPU); representante Fábio Caribé, do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF); superintendente Eduardo Costa Carvalho, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa-DF); e pelo sub-secretário de acompanhamento ambiental Diego Bergamaschi, da Secretaria de Infraestrutura de Serviços Públicos do DF (Sinesp).

O encontro contou com a participação de representantes de outras instituições do governo, como a Agência de Fiscalização (Agefis), Ministério das Cidades, sociedade civil, alunos dos cursos relacionados ao tema e da diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana do DF, Heliana Kátia. Após as apresentações da mesa, foi aberta rodadas de perguntas e respostas.

A associada da Abes-DF e representante titular no Comitê Gestor de Resíduos da Construção Civil (Corc), Thaís Brito, ressaltou que a associação está sempre aberta para as discussões voltadas para a área de resíduos e saneamento. Também informou que, no próximo mês, a Abes-DF irá promover outro debate relacionado ao tema saneamento e todos que participaram do debate resíduos da construção civil serão convidados.“O tema resíduos da construção civil é um desafio que envolve o mercado e que o quadro atual econômico seja o momento de planejar e se preparar para atender as demandas que desenvolvem o mercado", afirmou Thaís.

Confira aqui as apresentações do debate.