Fasc discute como incluir a responsabilidade social na gestão de um negócio - Cbic

Fasc discute como incluir a responsabilidade social na gestão de um negócio - Cbic
Compartilhe:

Assessoria de Comunicação da Cbic

Responsabilidade social é cumprir com seus deveres, não caridade. Esta é a mensagem que Waldez Ludwig, psicólogo e consultor em gestão empresarial, trouxe ao painel do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc/Cbic), com correalização do Sesi Nacional, durante o 88º Enic. Segundo ele, as empresas com melhores resultados e consideradas as melhores para se trabalhar são as que cumprem seu papel social. E essas organizações buscam qualidade e inovação, obtidas somente através de seu capital pessoal. “Não vivemos no capitalismo, vivemos no ‘conhecimentismo’. Conhecimento é o fator de produção mais importante, mais que capital e instalações”, explica Ludwig.

O consultor comenta ainda a importância da colaboração: “A gestão deve ser colaborativa; isso é ser responsável”. Com o tema “Responsabilidade Social como estratégia para aumento de competitividade e melhoria da reputação da marca”, o painel buscou apresentar também novas tecnologias de gestão.

Ferramentas para gestão responsável

O Fasc/Cbic também promoveu uma mesa redonda com especialistas em inteligência de mercado. Segundo Ana Cláudia Gomes, presidente do Fórum, o objetivo foi “apresentar ferramentas de gestão para aumentar a competitividade do setor e fortalecer as pequenas e médias empresas – que formam a maior parte da indústria da construção brasileira – para alavancarem e trazerem mais resultados para a sociedade”.

Palestrantes trouxeram conhecimentos técnicos aplicáveis à indústria da construção, seja para as empresas que estão no mercado, quanto para as que estão em gestação. O especialista italiano Emilio Beltrami, do Centro Tecnológico para o Setor de Madeira e Móveis (Cosmob Italia), trouxe sua experiência em Milão de como pensar cenários futuros sustentáveis. Marcos Kathalian, da Brain Consultoria em Inteligência Corporativa, foi outro palestrante a trazer ferramentas de gestão que servem para mensurar o negócio e torná-lo mais responsável. Já Carla Duprat, diretora-executiva do Instituto Intercement, falou sobre responsabilidade social na cadeia de valor e a relação com negócios sociais. A Intercement é uma empresa de cimento que também investe e desenvolve novos negócios sociais, ou seja, empresas que já nascem socialmente responsáveis e trazem soluções para problemas sociais e de infraestrutura.

Voltar
Enviar mensagem no WhatsApp