Profissionais do Seconci-DF realizam atendimento de audiometria para trabalhadores da construção civil

Profissionais do Seconci-DF realizam atendimento de audiometria para trabalhadores da construção civil
Compartilhe:

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

Os trabalhadores estão expostos a riscos que podem ser evitados pela prevenção e uso de equipamentos que garantam a saúde e segurança dentro dos canteiros de obra. Entre os riscos, está a exposição ao ruído. A preocupação com o bem-estar do trabalhador é constante no Seconci-DF e, por isso, as equipes técnicas, por meio da realização de programas como Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) estão atentas à detecção e encaminhamento para exames como a audiometria. “Todos os funcionários expostos a ruídos devem realizar o exame de audiometria. O exame deve ser feito quando se dá a admissão, na realização de exames periódicos, troca de função, e demissão”, explica a fonoaudióloga do Seconci-DF, Elane Fonseca.

De acordo com o site Direito de Ouvir, entre as oito profissões que mais oferecem riscos à audição estão carpinteiro (1º), trabalhador da construção civil (7º) e arquiteto paisagista (8º). Já uma pesquisa realizada pela universidade Yale, Estados Unidos, aponta que pessoas com zumbido estão mais propensas a sofrerem acidentes de trabalho. O risco de sofrer um acidente foi 25% maior entre trabalhadores com zumbido e perda auditiva de alta frequência. Por isso, a importância do protetor auditivo dentro dos canteiros é fundamental evitar danos à saúde dos trabalhadores.

Perda auditiva por ruído

A Norma Regulamentadora 15, do Ministério do Trabalho, estabelece limites diários para exposição a ruídos contínuos, de acordo com o tempo de permanência na presença do barulho. A variação vai de 85 decibéis/8 horas até 115 decibéis/7minutos diários.  Ao ultrapassar esses limites, os trabalhadores estão propensos a adquirirem perda auditiva, dificuldade de compreensão de fala, zumbido e intolerância a sons intensos, que são os sintomas da perda auditiva causada por ruídos.

Para saber mais sobre a realização do exame de audiometria e quais funcionários devem fazê-lo, entre em contato pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 257.

 

Voltar
Enviar mensagem no WhatsApp