Capital dos sonhos

Do projeto de Lúcio Costa aos traços de Oscar Niemeyer. Brasília completa 56 anos nesta quinta-feira, 21 de abril. Diante do atual cenário político, o Sinduscon-DF deseja que, neste novo ano, a capital dos sonhos renove as esperanças para a construção de um país digno, do qual os brasileiros possam se orgulhar.

As obras da cidade começaram em novembro de 1956. Trabalhadores dos mais variados estados do país foram contratados para ajudar na fundação da tão sonhada capital. Muitos vieram com a esperança de uma nova vida. Os operários da construção civil, peças essenciais para tirar Brasília do papel, são homenageados pela escultura Os Dois Guerreiros (conhecida como Os Candangos), de Bruno Giorgi. Em 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek inaugurou a nova capital do Brasil.

Brasília é muito especial para o Sinduscon-DF, que nasceu quase junto com a cidade. Em celebração aos 50 anos do sindicato, em 2014, foi lançado o livro Longe do litoral, no coração do Cerrado — histórias da construção em Brasília. Escrito pelo jornalista Lourenço Cazarré e editado por Álvaro Pereira, a obra traz a história da capital federal com depoimentos de empresários pioneiros da região.

O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, chegou à capital em 1958, quando tinha apenas 14 anos. Jovem e cheio de sonhos, Botelho pôde testemunhar a inauguração da cidade, momento único na história do país.